Skip to content
segunda-feira, junho 27, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Saae deve melhorar distribuição com a conclusão de obras na ETA em março

  • Geral
  • janeiro 24, 2014

O abastecimento irregular de água que os sorocabanos têm enfrentado nas últimas semanas, principalmente os moradores na zona norte da cidade, deve ser solucionado ou ao menos amenizado no final de março, quando está prevista a conclusão da implantação de dois novos sistemas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). As obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e a construção de um novo anel de distribuição, que atenderá exclusivamente a região norte, ampliarão em 49% a capacidade de bombeamento de água em Sorocaba, que atualmente não tem sido suficiente para atender a cidade durante os picos de consumo. Enquanto isso, moradores de diversos bairros continuam com as torneiras secas por diversos períodos do dia, situação que perdura há mais de um mês.

Quem está convivendo diariamente com a falta de água reclama da situação. Moradora de um condomínio no Jardim Maria Eugênia, a vendedora Tatiane Kubota afirma que o racionamento ocorre sempre a partir do meio-dia. “Saio do trabalho à tarde e vou direto para a casa da minha mãe para poder tomar banho, porque sei que em casa não vai ter água“, afirma. Ela conta que chegou a achar que o problema seria do próprio prédio, mas constatou que a falta atinge toda a extensão da rua. “Até quem mora em casas está reclamando“, explica. Já no Jardim Iporanga 2, as caixas d”água puderam ser cheias após uma semana sem água. “Mesmo assim, a água está vindo bem fraquinha e quem mora na parte alta não consegue usar“, diz a dona de casa Zilda Pereira Marques. No Jardim Saira, a situação é semelhante. “Há mais de um mês não temos água depois das 15h“, comenta Sérgio Chinelatto, proprietário de um comércio no bairro. “Nunca faltou água assim com tanta frequência“, ressalta.

Em reportagem publicada nesta semana pelo Cruzeiro do Sul, o Saae reconhece que têm desligado as bombas da rede de distribuição em alguns momentos do dia, sob risco de danificar os equipamentos, e que não está tendo capacidade para repor a água nos reservatórios que abastecem esses bairros na mesma velocidade em que é consumida. O problema, porém, deve ser resolvido com a finalização das obras na rede. Nesta semana, a autarquia recebeu os equipamentos finais para a intervenção na ETA/Cerrado, que serão usados para a renovação do sistema elétrico e de bombeamento da estação. Já o novo anel de distribuição, que parte do Cerrado e se estende até a avenida Santos Dumont, injetará 500 litros de água por segundo a mais para a região norte da cidade.

Rompimento na adutora
A região do Éden, Cajuru e Aparecidinha também teve seu abastecimento de água prejudicado durante a tarde de ontem. O problema ocorreu por que uma máquina da empreiteira que realiza a duplicação da avenida Independência atingiu a adutora que abastece esses bairro. A tubulação, de 10 polegadas (25 centímetros) de diâmetro, é utilizada para abastecer aquelas regiões. Como consequência de mais essa ocorrência, que foi registrada por volta das 11h, o abastecimento de água foi prejudicado nessa região, visto que o Saae precisou paralisar a distribuição para que a manutenção necessária pudesse ser executada. Essa é a terceira vez em menos de duas semanas que o maquinário da empresa danifica a rede. O trabalho de recuperação foi concluído às 15h, quando o fornecimento foi liberado.

Fonte: Cruzeiro do Sul
Veja mais: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/527320/saae-deve-melhorar-distribuicao-em-marco

AnteriorAnteriorSenadores cobram apoio federal para fim dos lixões
PróximoJustiça concede liminar a favor da prefeitura de Guarujá contra a SabespPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
suez
Superbac
logo-netzsch
clean environment brasil
aquamec
Conaut
bf-dias
DENORA
Penetron
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.