saneamento basico

Sabesp assume oficialmente serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Aguaí/SP

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) assumiu oficialmente, na segunda-feira (3), os serviços de abastecimento de água e esgotos de Aguaí (SP).

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões na cidade ao longo do contrato para melhorias e ampliação nos sistemas de produção, distribuição e reservação de água. Em relação aos esgotos, a meta é aumentar o índice de tratamento de 50% para 100%.

Já nos próximos meses, a população poderá acompanhar a execução de 3,5 km de adutora de água tratada, que proporcionará expressiva melhoria no abastecimento de água em alguns pontos da cidade. A população também poderá acompanhar a perfuração de um novo poço profundo na área da captação de água.

Serão instalados hidrômetros possibilitando ao usuário saber o quanto consome de água por mês, proporcionando maior justiça social na utilização deste bem tão precioso, a água.

Leia também: Sabesp tem plano para investir mais de R$ 1 bi em S.André/SP

Sistema de água e esgotos

O montante de investimento que a Sabesp realizará em Aguaí evidencia a impossibilidade financeira de a prefeitura ampliar e modernizar os sistemas de água e esgotos do município sem essa parceria, principalmente no curto prazo.

Destaque-se que a prefeitura não está vendendo o sistema de água e esgotos e sim realizando uma parceria com a Sabesp, empresa pública do governo estadual, maior das Américas em saneamento básico e uma das maiores do mundo em população atendida.

Em cerimônia realizada no mesmo dia, além do prefeito Alexandre Araújo, estiveram presentes José Marcio Carioca, gerente da Sabesp de São João da Boa Vista; Ricardo Gnnan, presidente da Câmara Municipal de Aguaí; João Luis Areias, gerente da Sabesp Aguaí; Gilson Santos de Mendonça, superintendente regional da Sabesp; o vice-prefeito Luiz Carlos Landiva; e Ricardo Borsari, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp.

Mudança na cobrança

Importante registrar que a taxa de água e esgoto cobrada no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2019 ocorrerá somente até junho. A partir deste mês serão cobradas tarifas pela Sabesp.

No primeiro ano da concessão, para os clientes residenciais e consumo de até 10 m³/mês, as tarifas que serão cobradas pela Sabesp serão equivalentes às taxas cobradas pela prefeitura municipal. O que muda é somente a forma de pagamento, que em vez de pagar no carnê do IPTU, a SABESP emitirá uma conta mensal que deverá ser paga na rede bancaria ou nas casas lotéricas.

Fonte: O município.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »