saneamento basico

Sanepar pede reajuste diante do custo da energia

A Sanepar, estatal paranaense responsável pelos serviços de saneamento do Estado, entrou para a lista das companhias que buscam obter um reajuste extraordinário na tarifa de água e esgoto para compensar os custos acima do projetado em energia elétrica.

A companhia informou na quinta-feira, em nota ao mercado, o envio do pedido ao Instituto das Águas do Paraná, responsável pela regulação, Cláudia Trindade, diferente da Sabesp, a única compensação que a Sanepar está buscando é referente aos custos de energia. Ela explicou que a empresa passou por um período, entre 2006 a 2010, em que não foi realizado nenhum reajuste, mas que desde que o novo governo assumiu, em 2011, toda a necessidade da companhia de reajuste já foi recuperada. Além disso, a revisão do ciclo tarifário está marcada para março de 2017, afirmou.

Apenas no primeiro trimestre deste ano, as despesas com energia elétrica da empresa totalizaram R$70,4 milhões, um aumento de 51,9% em relação ao mesmo período de 2014. Mas ainda depois de março deste ano, diz Cláudia, já que houve mais aumento.

Na ata da reunião do conselho que aprovou o pedido, consta que foi apresentado um quadro geral das tarifas no Estado em relação às demais tarifas cobradas pelas empresas de saneamento do Brasil antes de propor a submissão do reajuste extraordinário. Segundo Cláudia, no entanto, a comparação de tarifas não faz parte da argumentação

 

Fonte: Valor Econômico

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »