saneamento basico

Sanepar vai instalar captação de água flutuante no Lago de Itaipu

Na primeira quinzena de março terão início as obras para instalação da captação de água flutuante no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Os investimentos de R$ 4,3 milhões, do governo do Estado, por meio da Sanepar, irão beneficiar mais de 210.000 pessoas. O novo módulo irá garantir o abastecimento de água para a população mesmo em épocas de estiagem.

Com o sistema flutuante, mesmo que ocorra o rebaixamento do Lago de Itaipu, teremos condições de captar a água de acordo com o nível da água do Lago”, diz o gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Medeiros.

A nova captação será composta por três conjuntos de motobombas e uma plataforma flutuante com 96 metros quadrados. Ela ficará localizada a aproximadamente 250 metros de distância do local da atual captação. A capacidade do novo módulo será de 700 litros de água por segundo e vai funcionar como auxiliar do sistema existente. A previsão é que a instalação completa do sistema esteja concluída até agosto deste ano.

Atualmente o sistema de captação permite que a Sanepar colete água até a cota 215 e com o novo sistema será possível captar a água até a cota 210. As cotas são medidas que relacionam o nível do mar com o nível do Lago. A faixa normal de operação no Lago é de 220,30 metros. A captação do Lago de Itaipu é responsável pelo fornecimento de água para 70% da cidade de Foz do Iguaçu.

CONTRATO – O contrato que autoriza o início da obra foi assinado pelo presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Fernando Ghignone, e o prefeito Reni Pereira no dia 14 de fevereiro em Foz do Iguaçu. Além da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água também foi assinado o contrato para a ampliação do sistema de esgoto sanitário. As duas obras somam investimentos de R$ 12,7 milhões.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Paraná
Veja mais: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=79148&tit=Sanepar-vai-instalar-captacao-de-agua-flutuante-no-Lago-de-Itaipu

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »