saneamento basico

Sinop/MT soluciona problemas de destinação regular de limpa fossas

O problema ambiental envolvendo a destinação dos resíduos coletados pelas empresas de limpa fossas em Sinop, está prestes a ser solucionado. A situação é considerada problemática há anos e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, esteve reunida com os representantes de quatro empresas e os informou que foi feito um diálogo com a concessionária Águas de Sinop, que passará a receber essa demanda.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto, a destinação do que é coletado pelas empresas de limpa fossas não ocorre como previsto na legislação e a concessionária Águas de Sinop possui uma estação com capacidade e licenciamento para receber os resíduos.

“A nossa prioridade, no momento em que tomamos conhecimento da ação, foi procurar solucionar. Imediatamente chamamos equipe técnica da Águas de Sinop, que já tem uma estrutura de esgoto montada e licenciada e com uma capacidade ociosa, podendo receber esse material desses limpa fossas, que prestam serviços na sociedade sinopense. Alinhamos aquilo que era importante, que era resolver a questão dos limpa fossas e conversamos com o pessoal da concessionária, para recepcionar esse produto. Enfim, era tentar achar a solução para o problema existente há muitos anos. Agora com o “De acordo” da SEMA/MT pra empresa Águas de Sinop receber esses resíduos, fechamos com chave de ouro” um problema de anos de Sinop”, explicou a secretária.

Para que a situação seja definitivamente solucionada a secretária estabeleceu um prazo de 30 dias para que os empresários que ainda não encaminharam o processo de licenciamento, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, regularizem a situação. Nos casos em que as empresas não cumprirem o previsto poderão ser autuadas e cancelados os alvarás de funcionamento, já que se manterão trabalhando de forma irregular.

“Que eles já comecem a descartar esse produto dentro do sistema de tratamento da Águas de Sinop, formalizem isso através de contrato, encaminhem para juntada junto ao processo de licenciamento, assim finalizamos essa ação. Obrigatoriamente, em 30 dias,  todos os processos de licenciamento devem estar aqui protocolados, vamos dar prioridade para analisar o processo e liberar a licença de operação o mais rápido possível”, garantiu Luciane.

O empresário Carlos Roberto Alves, proprietário de uma das empresas que atua há anos em Sinop, comemorou o avanço nos diálogos, principalmente porque a partir de agora as empresas deverão fazer a correta destinação dos resíduos coletados.

“Isso é um problema desde a fundação de Sinop e, graças a Deus, hoje pela secretária, pela boa vontade e o mais importante que é o entendimento de resolver o problema, graças a Deus, hoje isso aconteceu. Esse é o Brasil que funciona, pessoas engajadas, inteligentes, humildes, mas que resolvem o problema. Porque era muito fácil chegar com um problema que se arrasta há mais de 40 anos e parar a atividade, chegou, conversou e resolveu o problema”, ressaltou.

FISCALIZAÇÃO 

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, todas as empresas que prestam esse tipo de serviço em Sinop devem solicitar a licença ambiental e os produtos devem ser destinados para a estação de tratamento de esgoto da concessionária. As ações clandestinas e destinações incorretas verificadas pela própria população podem ser denunciadas por meio do telefone: 3531-3499.

Fonte: Folhamax

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »