Skip to content
segunda-feira, junho 27, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

SP vai construir dois reservatórios de apoio ao Sistema Cantareira

  • Geral
  • fevereiro 12, 2014

Com a crise no abastecimento da região metropolitana, o governo de São Paulo decidiu investir na construção de duas barragens de apoio ao Sistema Cantareira, na região das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Edson Giriboni, informou nesta terça-feira, 11, que serão assinados os decretos de utilidade pública das áreas a serem desapropriadas. “Publicamos o edital para contratar o projeto executivo das barragens e, ao mesmo tempo, o estudo de impacto ambiental“, disse.

A barragem de Duas Pontes será construída no Rio Camanducaia, em Amparo, e terá capacidade para armazenar 43 bilhões de litros de água. A outra barragem será no Rio Jaguari, em Pedreira, e deve acumular 32 bilhões de litros. Os dois reservatórios vão possibilitar uma vazão adicional de até 7 metros cúbicos de água por segundo para as bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí, reduzindo a dependência do Sistema Cantareira, que nesta terça estava com 19,4% da capacidade. Como o sistema represou o trecho inicial do Rio Piracicaba, parte da água dos reservatórios é liberada para manter a vazão na bacia. As obras das barragens só devem ficar prontas por volta de 2018.

Rio Piraí. Uma terceira barragem será construída no Ribeirão Piraí, entre Itu e Salto, para garantir o abastecimento das duas cidades que enfrentam crise no abastecimento. A situação é mais crítica em Itu, que adotou o racionamento há uma semana. A cidade de Indaiatuba, que já faz captação no Piraí, também deve se abastecer nessa represa. O reservatório vai acumular 9 bilhões de litros e terá vazão de 1,3 mil litros de água por segundo. Os municípios buscam recursos para iniciar a obra.

Fonte: Estadão
Veja mais: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sp-vai-construir-dois-reservatorios-de-apoio-ao-sistema-cantareira,1129216,0.htm

AnteriorAnteriorVereadores vão exigir explicações da AGESPISA sobre qualidade da água
PróximoNova adutora do Agreste já conta com mais de 45 km de tubos instaladosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

logo-bioproj
DENORA
Conaut
suez
Superbac
aquamec
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
logo-netzsch
bf-dias
Penetron

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.