saneamento basico
sustentabilidade-oceanos-evento-internacional-unesco

Sustentabilidade dos oceanos é tema de evento internacional no Rio organizado pela UNESCO

Os oceanos são tão importantes quanto as florestas para a regulação do clima da Terra. 

O Rio de Janeiro é sede esta semana do Workshop Regional do Atlântico Sul, evento preparatório para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021 a 2030).

O evento acontece até quarta-feira (27), na Escola de Guerra Naval, e é organizado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O fórum reúne cerca de 120 especialistas no tema de todo o Atlântico Sul, entre cientistas, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil e iniciativa privada. O objetivo é avançar na busca de soluções para a sustentabilidade dos oceanos.

Organização de entidades 

Também fazem parte da organização do encontro o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); o Ministério das Relações Exteriores (MRE); a Marinha do Brasil; e a Diretoria de Hidrografia e Navegação (MB/DHN).

Os grupos plenários serão interdisciplinares. Isso facilitará a discussão sobre parcerias e integração entre diferentes setores, como ciência e tecnologia oceânicas; política e desenvolvimento oceânico; negócios e indústria; ONGs e sociedade civil; doadores e fundações.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadores estrangeiros discutem ampliar análise da Bacia Amazônica.

As Nações Unidas proclamaram a Década dos Oceanos para os anos de 2021 a 2030. O intuito é promover a cultura oceânica e fortalecer os compromissos necessários para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – conservação e uso sustentável dos oceanos.

Fonte: ONUBR.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »