saneamento basico

Vazão do rio que abastece 90% de Piracicaba diminui 55% em 7 dias

A vazão do Rio Corumbataí, que fornece 90% da água que é distribuída em Piracicaba (SP), caiu 55% em apenas uma semana. No último dia 5, o volume era de 10 mil litros por segundo. Nesta quarta-feira (12), caiu para 4.500 litros por segundo, de acordo com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). A autarquia capta 1.400 litros de água por segundo do Corumbataí.

Apesar da redução drástica na disponibilidade hídrica do manancial, o Semae informou que ainda não há risco de desabastecimento, embora a autarquia oriente a população a fazer o uso consciente de água tratada.

O Rio Piracicaba, que vive a maior seca dos últimos 50 anos, é responsável por apenas 10% do fornecimento público de água.
O Semae capta a maior parte do recurso hídrico do Rio Corumbataí em razão da qualidade da água ser considerada superior em comparação ao Rio Piracicaba, o que barateia o tratamento. Em razão das altas temperaturas, em janeiro o consumo cresceu 7,2% em relação ao mesmo período de 2013, segundo o Semae.

Orientações
O Semae pede que população não desperdice água para evitar o racionamento. Estamos em um período atípico, que normalmente é chuvoso. Atitudes simples podem contribuir, como fechar a torneira para escovar os dentes, demorar menos no banho, não lavar calçada nem carro com mangueira e, se possível, reutilizar a água da máquina de lavar roupas“, orientou a autarquia.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/02/vazao-do-rio-que-abastece-90-de-piracicaba-diminui-55-em-7-dias.html

Últimas Notícias: