Reciclagem Processo de Descarbonização

Com investimento de R$ 25 milhões, Cocal inicia planta de CO2 no interior de SP

Imagem Ilustrativa

A Cocal segue seus planos voltados para uma matriz energética renovável e lançou recentemente seu novo produto verde: o CO2 food grade (com padrão de pureza de 99,9%) voltado especialmente para a indústria de bebidas.

Capacidade de produção da unidade é de 16 mil toneladas

Proveniente da fermentação do etanol e do processo de purificação do biogás, o CO2 passa por retirada de impurezas, odor e umidade e, por fim, é transformado em líquido para comercialização.

De acordo com o diretor comercial e de novos produtos da Cocal, André Gustavo Alves, o diferencial da nova planta está no tempo de oferta do produto.

“Essa recuperação do gás carbônico (CO2) a partir do processo de fermentação do etanol já era um assunto conhecido entre as indústrias sucroenergéticas, mas o grande desafio ainda estava na duração da oferta, limitada pelo período da safra brasileira que começa entre março/abril e vai até o final de novembro.

O grande diferencial da nossa planta é a possibilidade de oferecer esse CO2 durante todo o ano. Isso será possível porque também vamos obtê-lo durante o nosso processo de purificação do biogás, que dá origem ao biometano. A ideia é aproveitar ao máximo todo o potencial da cana-de-açúcar”, afirma o diretor.

A planta começou sua operação em junho e o primeiro contrato fechado para venda do CO2 food grade foi com uma cervejaria local do oeste paulista. A Cocal segue em contato com diversos clientes da região que buscam alternativas sustentáveis e preços competitivos para os negócios. Além da produção, a empresa oferece todos os equipamentos necessários para a distribuição e armazenamento do produto no cliente, tornando-se uma grande aposta para 2022.


LEIA TAMBÉM: Empresas ampliam geração de energia a partir de resíduos orgânicos

Safra 22/23

Para a safra 2022/23 da Usina Cocal, que teve início no dia 05/04, a previsão de faturamento gira em torno de R$ 2,5 bilhões com produção estimada de: 720 mil toneladas de açúcar, 400 milhões de litros de etanol, 9 mil m³ de biometano, 505 MWh de energia elétrica, 16 mil toneladas de CO2 food grade e 6.5 mil toneladas de levedura seca. A moagem prevista é de 8,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Fonte: Jornal Cana.

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento transforma cidades paranaenses

Marco Legal do Saneamento transforma cidades paranaenses

Seis anos atrás, uma mudança na legislação brasileira redefiniu os rumos do saneamento básico no país. Em julho de 2020, a atualização do Marco Legal do Saneamento estabeleceu metas inéditas e desafiadoras: garantir que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.

Leia mais »