saneamento basico

DAEE vai investir R$ 6,6 milhões na recomposição de matas ciliares do rio Tietê em Guarulhos

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) vai investir R$ 6,6 milhões na recuperação de 40 hectares de matas ciliares ao longo de 15 quilômetros do rio Tietê em Guarulhos. Esta é a primeira etapa do projeto de recuperação florestal do Parque Várzeas do Tietê e vai beneficiar o trecho entre a Barragem da Penha e a avenida Nitroquímica.

O trabalho terá início no princípio de setembro e a previsão é concluir em 42 meses. O trabalho inclui o plantio e manutenção de mais de 66 mil mudas de 115 espécies de árvores e arbustos nativas ao longo da Via Parque e Ciclovia Guarulhos. As espécies incluem, entre outras, aroeiras, peroba, palmito-juçara, palmeira jerivá, ipês, canela, cedros, figueira do brejo, angico branco e vermelho, pau-ferro, guabiroba, chorão, jatobá, quaresmeira, pau-brasil e outras.

“Além de contribuir para a absorção das águas das chuvas pelo solo, reduzindo o risco de inundações, as matas favorecem a preservação da fauna silvestre característica da Região Metropolitana de São Paulo”, destaca Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE.

Fonte: Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »