saneamento basico

Piauí terá que captar água subterrânea para abastecer cidades, se açudes secarem

Diante dos reservatórios estarem funcionando em volume morto, o Piauí poderá ter que fazer a captação de água subterrânea

Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Vitorino Tavares, a alternativa é a única opção, caso os açudes e barragens no interior sequem completamente. Ele destaca a situação da adutora Estreito- que abastece as cidades de Padre Marcos, Belém e Francisco Macedo- onde as bombas tiveram que ser desligadas, pois a água está imprópria para o consumo humano.

“Só temos uma alternativa: captar água. Isso é muito caro, pois os poços são muito distantes e torna a operação mais cara. Contudo, essa é a única alternativa”, declarou Tavares, acrescentando ainda que o racionamento de água em 40 cidades do Piauí deve começar a partir da próxima semana.

Durante a manhã desta sexta-feira (09), representantes da Defesa Civil e Exército, além de prefeitos do interior do Estado se reuniram na sede do 25º BC para discutir a operação Carro-Pipa.

Ao todo, 60 cidades da zona rural são atendidas pelo Exército. Para a operação deste ano,  foram cadastrados 1.500 pipeiros que atendem 200 mil piauienses.

O comandante do 25º BC,  tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, acrescenta que a fiscalização tem sido bastante intensa, inclusive, com monitoramento dos carros-pipas por GPS.

GPS em carro-pipa

“O GPS é instalado no carro-pipa de forma e assim podemos acompanhar todo o trajeto através do sistema dentro do 25º BC. Temos informações de onde e quando ele pegou água em um determinado manancial, se seguiu a rota e levou na cisterna que estava prevista, por exemplo. O pipeiro flagrado praticando alguma irregularidade é notificado, ouvido, pode receber uma multa, retomar as atividades ou ser excluído por dois anos da operação”, alerta o comandante.O Exército conta ainda com 57 viaturas que serão utilizadas onde, por algum motivo, o pipeiro paralisou as atividades.

Vitorino Tavares esclarece que o órgão trabalha paralelamente com o Exército e opera em 27 cidades. Ele cita alguns reservatórios prestes a secar como Piaus, na região de São Julião, e Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, além de açude de pequeno porte como Caboclo, Estreito e Tiririca.

barragem
Foto: Dnocs – Barragem de Piaus

 

A prefeita de Pio IX, Regina Coeli, desabafa que é inadimissível que ainda hoje o piauiense tenha que colocar lata d’água na calçada para esperar o carro-pipa’.

“Vai faltar água em Piaus até o fim do ano”

“Acredito que vai faltar água em Piaus até o fim do ano, pois estamos abaixo de 5%. Se isso acontecer, vamos sobreviver de carro-pipa? É preciso pensar rápido em uma solução para que a gente não chegue a esse ponto. Na zona rural isso já é rotina, mas na zona rural que tem adutora e água na torneira é inadmissível. Não sou exigente, queremos apenas qualidade de vida, o mínimo, o básico”, desafaba a prefeita que ressalta que a cidade já conta com sete carros-pipa da Defesa Civil.

Regina Coeli comentou ainda sobre o racionamento d’água que, segundo ela, será tardio, mas essencial.

“Os municípios já fazem seu dever de casa com campanhas educativas, conscientizando as pessoas do uso racional da água, mas é preciso o racionamento. Enquando se tem água toda hora, você gasta mal e mais. Com o início do racionamento, acredito que teremos uma vida mais longa de abastecimento”, disse.

Graciane Sousa
[email protected]

 

Fonte: Cidade Verde.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »