saneamento basico

Projeto para melhorias do sistema de água e esgoto é aprovado em Claraval

O projeto que autoriza a Prefeitura de Claraval a celebrar um convênio de cooperação com empresa especializada em saneamento básico foi aprovado pela Câmara Municipal. A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), empresa controlada pelo Governo de Minas Gerais é empresa cotada para assumir os serviços na cidade.

Durante a sessão realizada ontem, os vereadores discutiram e apresentaram suas respectivas opiniões sobre a liberação para que o Poder Executivo Municipal inicie o processo de parceria com a nova empresa. Durante a discussão do projeto, os vereadores ainda votaram algumas emendas mediante o projeto de lei apresentado pelo prefeito Juliano Diogo. As emendas foram todas aprovadas, recebendo dois votos contrários, sendo estes dos vereadores José Batista e Carlos Pires de Lima.

As emendas foram inseridas tanto no projeto que viabiliza isenção de impostos tanto no que prevê o acordo de cooperação. Neste último, foram estilados prazos para que as obras de infraestrutura e a cobrança pelos serviços possam acontecer. Nas votações dos projetos, apenas o vereador José Batista foi contrário ao projeto, que também contou com uma abstenção, do vereador Reinaldo Gomes.

Segundo o prefeito, um exemplo de democracia e de grande avanços para a população de claravalense. “Esta sessão provou mais uma vez que esta Câmara de Vereadores está tomando suas decisões de forma democrática e justa, respeitando as opiniões e pensando no povo da nossa cidade. Me sinto feliz e orgulhoso de fazer parte desse momento de evolução de Claraval.”

O problema
A cidade de Claraval enfrenta um problema judicial há mais de uma década. O Ministério Público entrou com uma representação contra o município pela falta do tratamento da água e esgoto gerado pela população. A concessão do serviço para uma empresa terceirizada é, inclusive, umas das recomendações no processo, que corre na Comarca de Ibiraci.

Segundo levantamentos, para realizar o serviço, a Prefeitura teria de fazer investimentos de cerca de R$ 12 milhões. A Câmara de Vereadores realizou duas audiências públicas para a população participar desse processo de implantação e outras deverão ser realizadas.

O processo de implantação do novo serviço ainda contará com 20 etapas. O projeto deve ser homologado nos próximos dias.

Fonte: ClicFolha
Veja mais: http://www.clicfolha.com.br/noticia/31198/projeto-para-melhorias-do-sistema-de-agua-e-esgoto-e-aprovado-em-claraval

Últimas Notícias: