Comissão Técnica disponibiliza documentário sobre a situação hídrica de Palmeiras/SP

Primeira parte do vídeo já pode ser assistida no canal da Comissão no youtube; grupo prepara campanha de conscientização e medidas para evitar desperdício de água na cidade

A Comissão Técnica Municipal nomeada recentemente pelo prefeito Zé da Farmácia disponibilizou a primeira parte do documentário sobre a situação hídrica de Santa Cruz das Palmeiras. O material faz parte das ações para conscientização dos moradores sobre o uso consciente da água e integra os trabalhos do grupo para resolver a crise de abastecimento da cidade.

O vídeo pode ser assistido no canal da comissão no youtube. Para acessá-lo, basta digitar “Comissão da Água S. C. das Palmeiras” no campo de busca da plataforma e clicar no vídeo. O documentário, que está em produção, deve ser disponibilizado em breve no canal, na íntegra.

“Esta é uma das primeiras ações voltadas à conscientização dos moradores de Palmeiras. Precisamos da colaboração de todos para, juntos, resolvermos essa situação”, reforça o prefeito Zé da Farmácia.

Comissão

Composta por funcionários públicos especializados em diversas áreas, a Comissão já levantou dados sobre a captação e a distribuição em Palmeiras e estuda medidas para assegurar que a população não precise ficar mais sem água. O racionamento, que se repete há 10 anos, continua em vigor na cidade.

Levantamentos preliminares apontam que há uma grande quantidade de hidrômetros parados ou funcionando de maneira inadequada na cidade, o que dificulta o controle mais preciso sobre o consumo de água.

Além disso os atrasos no pagamento das contas dificultam novos investimentos. A inadimplência chega a R$ 7 milhões e está relacionada a uma pequena parcela de consumidores – alguns não pagam a tarifa de água há anos.

A Comissão Técnica estuda alterações na legislação municipal, que não é revista há mais de 20 anos, para adequá-la à realidade atual do município e, com isso, corrigir situações que impliquem em prejuízos para a cidade e para os consumidores que estão em dia com a Prefeitura. Há possibilidade também de que seja instituído um programa de refinanciamento para que os inadimplentes quitem suas dívidas com a administração municipal.

Tarifa de água

O dinheiro arrecadado com o pagamento das tarifas de água é investido em melhorias no sistema de abastecimento de Palmeiras. Atualmente, a cidade capta água do Ribeirão das Tabaranas, do Córrego do Pessegueiro e do Ribeirão Feio (Prata) – todos pertencentes à bacia do Rio Mogi Guaçu, além de poços. Ao todo, são tratados 10,5 milhões de litros de água por dia na cidade.

Últimas Notícias: