Skip to content
quarta-feira, agosto 17, 2022
Últimas Notícias:
  • Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão
  • Rios da Europa secam e cientistas falam em pior seca dos últimos 500 anos
  • Geração de resíduos no mundo deve chegar a 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050
  • PPPs de saneamento devem bater recorde em 2022, dois anos após novo marco legal
  • Livro Marco Regulatório Do Saneamento Básico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato
leiloes

Ipatinga/MG terá licitação para contratar empresa de abastecimento de água e saneamento

  • Outros
  • julho 25, 2022

Imagem Ilustrativa

Em entrevista coletiva concedida na manhã da sexta-feira (22), o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), anunciou que a administração municipal enviará à Câmara de Ipatinga um projeto de lei (PL) para que o poder Executivo tenha autorização para realizar o processo de concessão do serviço de saneamento no município.

“Hoje nós vamos encaminhar à Câmara um projeto de lei, autorizativo, para que a prefeitura possa fazer a concessão do serviço público de saneamento aqui no nosso município”, declarou o prefeito.

Se aprovado na Câmara, o PL voltará para o Executivo para a sanção do prefeito. A partir daí, a administração municipal poderá realizar uma licitação em que outras empresas, além da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), terão a possibilidade de participar.

Contrato da Copasa

Desde 1974 a Copasa é responsável pelo serviço de saneamento básico de Ipatinga. No dia 7 de fevereiro deste ano o contrato com a companhia chegou ao fim. “Nós tínhamos a opção de fazer a renovação daquele contrato, mas achamos melhor fazermos uma nova licitação de uma concessão pública de todo saneamento básico no município”, esclareceu Gustavo.

Prazos

O prefeito espera que até o fim do ano a concessão seja realizada. “Nós acreditamos que, tudo ocorrendo bem, como está acontecendo até o momento, nós vamos ter esse processo ainda neste ano de 2022. Mas é claro, pode haver algum imprevisto”, declarou. Até lá, a Copasa continua prestando o serviço.


LEIA TAMBÉM: Tocantins discute cenários para regionalização dos serviços de água e esgoto

Objetivo

Ainda segundo o prefeito, o processo tem o objetivo de melhorar o serviço de saneamento básico no município. “A gente quer mesmo é um serviço de qualidade, com valor justo, ágil e que vai atender de fato a população da cidade”.

Ipatinga

O Executivo contratou a Fundação Instituto de Engenharia (FIA), de São Paulo, para fazer um estudo minucioso do saneamento básico em Ipatinga. Gustavo também já realizou visitas a municípios para conhecer modelos de prestação de serviço de saneamento.

“Uma delas foi Pará de Minas, a outra foi na cidade de Ribeirão Preto-SP”, contou. Ainda de acordo com o prefeito, a administração municipal tem conhecimento de várias outras cidades, em diferentes estados do Brasil, que já trabalham no formato buscado por Ipatinga.

Abastecimento

Atualmente, a água que abastece Ipatinga é extraída de poços profundos do aquífero aluvionar localizado em Coronel Fabriciano. Caso a Copasa não participe ou não vença a licitação, o prefeito acredita que não haverá problemas em relação à fonte de abastecimento da cidade. “No meu conhecimento, nós aí temos duas opções. Porque a água que é capitada no município vizinho não é do município vizinho, ela pertence à União. Então eles não podem, simplesmente, fechar a torneira e desabastecer o município de Ipatinga. Nós também temos a possibilidade de fazer a captação também dentro de Ipatinga”, esclareceu Gustavo.

O prefeito acredita que a empresa vencedora cuidará desse detalhe. “Quem vencer esse processo é que vai de fato ver toda a viabilidade técnica, econômica e também de qualidade da água para se fazer o investimento nesse sentido”.

Transparência

O prefeito desatacou que todo processo tem sido feito e será concluído de forma transparente. “De uma forma muito íntegra, dentro da legalidade e, principalmente, vai ser um processo imparcial. Nós não temos lado nesse sentido”, concluiu.

Fonte: Diário do Aço.

AnteriorAnteriorWebinar – Os avanços no saneamento dois anos após o Marco Legal
PróximoCorsan: A privatização vem?Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão

1 min de leitura

Este trabalho compilou diversos estudos científicos, nacionais e internacionais, relacionados ao tema de tratamento de efluentes têxteis, trazendo uma visão ampla sobre como o assunto vem sendo abordado em todo o mundo.

Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)

1 min de leitura

O objetivo desta pesquisa é analisar informações recentes sobre o uso de isotermas de adsorção, ensaios em isótopos de C 13e deutério, cromatografia gasosa e modelagem de permeabilidade.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
suez
logo-bioproj
Superbac
DENORA
paques-logo-home.jpg
Conaut
Penetron
logo-netzsch
aquamec
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.