saneamento basico
Insegurança jurídico-regulatória brasileira

Judicialização do saneamento básico será discutida na Conferência Nacional da Advocacia

Judicialização do saneamento básico

O tema saneamento básico será abordado por especialistas do Direito de diversas regiões do Brasil, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2023.

Considerado o maior evento jurídico do mundo, a conferência acontece em Belo Horizonte.

Nela, um evento interno e especial abordará a judicialização do saneamento básico.

A advogada alagoana Andréia Feitosa contribuirá para a discussão.

De acordo com Andréia, “a presença de representante de Alagoas neste evento é fundamental para assegurar que as questões específicas do estado sejam consideradas no âmbito nacional, promovendo um diálogo construtivo e efetivo sobre a importância do saneamento básico e aspectos jurídicos e políticos.”

Segundo a advogada, a temática da judicialização do saneamento não apenas ressalta desafios legais, mas também enfatiza a necessidade de soluções eficazes para garantir o acesso universal a serviços de qualidade.

LEIA TAMBÉM: Saneamento básico e regulação no Brasil: desvendando o passado para moldar o futuro

“As discussões jurídicas em torno das concessões têm sido constantes desde a concessão do saneamento de Maceió e região metropolitana, estando ainda pendente a repartição dos recursos provenientes da outorga bilionária recebida pelo estado e que, até o momento, não foi distribuída entre os municípios, vez que é objeto de discussão no STF, ADPF 863.”

Para a advogada, ao estar representada nesse evento, Alagoas reforça seu compromisso com a busca por estratégias jurídicas e políticas que contribuam para o avanço e aprimoramento do saneamento básico em benefício de sua população.

Fonte: Tribuna.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »