saneamento basico
esgoto

Comitê para avaliar execução do novo marco do saneamento básico é criado

O Decreto 10.430/20, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (21/7), cria o Comitê Interministerial de Saneamento Básico (Cisb), conforme previsto pelo novo marco legal do saneamento básico (Lei 14.026/20), sancionado no último dia 15 de julho.

O comitê será presidido pelo chefe do Ministério do Desenvolvimento Regional e terá a missão de supervisionar a execução do novo marco.

Por exemplo, avaliando a gestão do Plano Nacional de Saneamento Básico, garantindo a racionalidade da aplicação dos investimentos federais no setor e elaborando estudos técnicos para subsidiar a tomada de decisões sobre a alocação de gastos.

Também integrarão o comitê os ministros da Casa Civil, Saúde, Economia, Meio Ambiente e Turismo. As reuniões do grupo ocorrerão duas vezes por ano ou sempre que houver convocação pelo presidente do colegiado.

LEIA TAMBÉM: NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO BÁSICO TRAZ CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA EXPANSÃO

Recursos

Segundo o decreto, o comitê deverá elaborar relatórios de monitoramento e de avaliação da alocação de recursos. Os documentos serão encaminhados à Presidência da República e divulgados no site do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Cisb poderá convidar especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos e entidades públicas ou privadas para participar dos encontros, prestar informações ou apoiar a execução dos trabalhos, mas sem direito a voto.

Fonte: Conjur.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »