saneamento basico

Defensoria notifica CAB Cuiabá

A CAB Cuiabá, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto da Capital, foi notificada pela Defensoria Pública do Estado, por conta da falta de abastecimento em diversos bairros da cidade. A empresa tem prazo de 10 dias para apresentar soluções para o problema.

No último dia 10, a Defensoria encaminhou um ofício à empresa em virtude do alto índice de denúncias e reclamações sobre a interrupção no fornecimento de água. No documento é ressaltado que os consumidores pagam pelo serviço corretamente, porém não contam com o abastecimento.

A Defensoria ressaltou que o problema vem sendo amplamente divulgado pelos meios de comunicação da Capital. “Dando conta do caos que assolou o sistema de fornecimento e abastecimento de água de Cuiabá”.

Conforme o contrato de concessão pelos serviços de saneamento assinado pela CAB Cuiabá, a empresa tem até abril de 2015 para implementar a distribuição de água para 100% das residências do município e 10 anos para universalizar o tratamento de esgoto.

REAJUSTE – Outra polêmica envolvendo a concessionária está no reajuste da tarifa de água, divulgado na última semana. Apesar dos problemas, a empresa informou que o reajuste de 14,89% começará a valer a partir do próximo dia três de março.

A CAB informou que o reajuste está de acordo com a deliberação nº 02, de 31 de janeiro de 2014, da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Cuiabá (Amaes).

Fonte: Diário de Cuiabá
Veja mais: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=446771

Últimas Notícias:
Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

O acesso ao saneamento básico adequado pode impactar diretamente a renda, a saúde e a qualidade de vida da população. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil. Moradores de regiões com acesso à água tratada e coleta de esgoto podem alcançar renda até duas vezes maior do que aqueles que vivem em áreas sem infraestrutura sanitária.

Leia mais »
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »