saneamento basico

Funcionários da Cesama protestam em Juiz de Fora

Funcionários da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) de Juiz de Fora realizaram uma manifestação . Eles questionam a atuação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água de Minas Gerais(Arsae-MG). Segundo Cesama, a planilha de custos estabelecida pela Arsae só prevê o reajuste já pedido pelos servidores.

Os funcionários questionam o fato de a Arsae ter reajustado em mais de 600% o valor cobrado pela consultoria para cálculo do reajuste tarifário da Cesama. De R$ 180 mil no ano passado, subiu para mais de R$ 1 milhão este ano. Eles reivindicaram também a correção dos salários em 5,28%, mais o ganho real de 20%.

De acordo com a Cesama, a planilha de custos estabelecida pela Arsae só prevê o reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), já pedido pelos servidores. Além disso, não há previsão orçamentária para o ganho real. Quanto ao valor pago para a Arsae, a Cesama afirmou que cumpre uma lei estadual.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »