saneamento basico

MP ajuíza ação contra a Corsan por problemas na água em Dom Pedrito

O Ministério Público (MP) de Dom Pedrito, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul, entrou com uma ação civil pública contra a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) por dano ao consumidor e à saúde pública em função dos problemas registrados no abastecimento de água do município no final do ano passado e início deste ano.

Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, a água disponibilizada pela Unidade de Saneamento Básico da Corsan apresentou-se totalmente imprópria para o consumo, seja doméstico, comercial ou industrial, conforme o MP. Em algumas residências, ela saia das torneiras com uma coloração escura e com resíduos metálicos.

Segundo o MP, o problema decorreu de acúmulo indevido de manganês nas tubulações e reservatório de captação da água bruta para tratamento de fornecimento na barragem da Serrinha. Com isso, a água ficou amarronzada ou acastanhada, com aspecto de barro ou ferrugem, e odor característico, em condições absolutamente impróprias para o consumo.

Na ação assinada pelo promotor Rudimar Tonini Soares, o MP pede a condenação da Corsan para conceder abatimento de 50% de desconto sobre o consumo medido (com base na fatura do mês de janeiro de 2014) a todas as unidades consumidoras de Dom Pedrito.

A Promotoria ainda pede que a Companhia pague indenização em razão da violação aos direitos difusos e coletivos dos consumidores (englobando dano moral e material) a ser arbitrado pela Justiça no valor mínimo de R$ 500 mil. O valor deve ser depositado em conta judicial, indenização a ser revertida em favor da comunidade de Dom Pedrito.

Em nota, a Corsan diz que “empreendeu todos os esforços necessários para o término e a melhora do problema existente para alguns usuários de Dom Pedrito com a qualidade da água”. A empresa diz que resolveu o problema de todos os consumidores que apresentaram queixa, além de isentar o consumo e o serviço básico desses clientes. Por isso, considera “injusta” a proposição da ação civil pública, que pretende estender o abatimento a todas os clientes do município, pois nem todos os usuários foram afetados pelo problema à época.

Foto: Jesus Meleu da Fontoura/Arquivo Pessoal
Fonte: G1

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »