Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Projeto que cria o “autolicenciamento” ambiental pode ser votado semana que vem

  • Leis & Afins
  • dezembro 12, 2016

O polêmico projeto de lei que apressa o licenciamento ambiental, cortando alguns caminhos regulatórios, pode ser votado pela Câmara na semana que vem. O projeto é amplamente apoiado pela Frente Parlamentar Agropecuária, a Bancada Ruralista. Segundo fontes, o Ministério da Casa Civil decidiu apoiar o projeto de lei no Congresso.

O imbróglio envolvendo as mudanças no licenciamento ambiental já vem desde o ano passado. No começo de 2016, o Congresso tentou votar uma série de pautas que flexibilizavam, criavam o “autolicenciamento” ou até acabavam de vez com a figura de um licenciamento ambiental. Esses projetos foram barrados no Senado. Na Câmara, parlamentares negociaram um texto que criaria uma Lei Geral do Licenciamento.

Esse projeto, o PL 3.729/2004, está tramitando na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Ele abarca 16 textos diferentes, mas, na prática, são dois textos alternativos que podem ser votados. Um é do deputado ambientalista Ricardo Tripoli (PSDB). O outro, do ruralista Mauro Pereira (PMDB). Até esta semana, o governo Temer, por meio do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, apoiava o texto de Tripoli. Nesta sexta-feira (9), segundo informações de bastidores obtidas por ÉPOCA, a Casa Civil decidiu abandonar o texto pró-ambientalista e passar a apoiar o texto dos ruralistas.

A mudança de posição do governo acontece num momento de fragilidade do ministro Sarney Filho. Os ruralistas querem a cabeça do ministro desde a publicação dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A disputa por apoio para a escolha do próximo presidente da Câmara e o recente episódio em que o ministro Eliseu Padilha foi acusado de desmatamento ilegal também podem estar relacionados com a mudança de posicionamento da Casa Civil.

O projeto que passa a ser apoiado pelo governo desmonta a atual legislação ambiental para permitir que empreendimentos sejam licenciados rapidamente. Pelo projeto do deputado Mauro Pereira, cada estado poderá definir quais são os critérios para exigir ou não licenciamento ambiental de empreendimentos. Isso pode criar uma espécie de “guerra fiscal” entre estados, com as unidades federativas reduzindo o rigor no licenciamento para atrair investimentos.

Além disso, o texto de Mauro Pereira também permite o controverso modelo de licenciamento por “adesão e compromisso” – modelo em vigor no estado da Bahia e que está sendo questionado pelo Ministério Público. Na prática, esse modelo permite que as empresas sejam licenciadas apenas preenchendo um formulário on-line, sem a intervenção ou análise dos órgãos regulatórios.

As mudanças nas regras do licenciamento ambiental enfrentam forte oposição de ambientalistas e da sociedade civil. Eles acreditam que as mudanças são inconstitucionais e colocam em risco o meio ambiente, tornando acidentes ambientais, como vazamentos de petróleo ou rompimentos de barragens, mais recorrentes.

Fonte: Época

AnteriorAnteriorPlano Regional de Gestão dos Resíduos Sólidos da Baixada Santista
PróximoRuralistas querem Sarney Filho fora do Ministério do Meio AmbientePróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

Conaut
clean environment brasil
bf-dias
Penetron
DENORA
suez
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
aquamec
Superbac
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.