saneamento basico

Tarifa de água tem reajuste mantido em 33% após liminar da Justiça

A concessionária Águas de Itu conseguiu na segunda-feira (4) uma liminar na Justiça que mantém o reajuste de 33% nas tarifas de água e esgoto em Itu (SP). Segundo a concessionária, o aumento está valendo desde o dia 4 de abril. A TV TEM procurou a prefeitura para comentar o caso, mas não teve retorno. A mudança, que está prevista em contrato, vai atingir 54 mil ligações de água em casas, comércios e indústrias. Se o índice for mantido, uma família que pagava o mínimo, que era de R$ 24, agora vai pagar R$ 33.

Quando a informação foi divulgada, ainda no mês passado, os moradores reclamaram, já que ficaram quase um ano sem água durante o período de racionamento na cidade. Por isso, o pedido foi prontamente revogado pela prefeitura.

Após analisar a proposta, a administração municipal reconheceu como justo um índice de reajuste de 11,09%, mas penalizou a concessionária, retirando 6% por falta de investimentos, que culminaram com o racionamento. Um decreto municipal definiu um reajuste de 4,42%.

No ano passado, devido ao racionamento, a prefeitura suspendeu o reajuste da tarifa. Em 2013, a concessionária já havia sido penalizada por falta de investimentos previstos em contrato, também com a retirada de 6% do índice aprovado.

Em abril, a concessionária Águas de Itu informou por meio de nota que o reajuste de tarifa faz parte do contrato de concessão assinado entre a prefeitura e a empresa, e justificou que os 33% cobrem um suposto prejuízo. “Desde 2012, a prefeitura de Itu e a agência reguladora não liberaram as correções nos valores da tarifa de água e de esgoto.

Isto gerou uma situação delicada para Águas de Itu, que realizou os investimentos e arcou com todos os custos extras para minimizar o impacto da maior crise hídrica da história da cidade”, informou a nota.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »