saneamento basico

Acará recebe habilitação para gestão ambiental municipal

Nesta segunda-feira, 03, o secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará, José Alberto Colares, entregou ao secretário municipal de Meio Ambiente de Acará, Wilson Fernandes, a habilitação para Gestão Ambiental Municipal. Com o documento, o município de Acará passa a licenciar, aprovar planos de manejo, executar ações de educação ambiental, fiscalização e regularização de todas as atividades que causem impacto ambiental local.

Durante a entrega, também estiveram presentes o secretário municipal de Gestão e Planejamento de Acará, Jonas Moura, e o Controlador Geral do município, Anazildo de Moraes, que estavam representando a prefeitura da localidade.

Para obter o documento, técnicos da Sema visitaram o município e utilizaram um roteiro para avaliar as condições técnicas para habilitação. O município deve ter legislação própria, ter implantado o Fundo Municipal do Meio Ambiente, possuir servidores municipais com competência e habilidade para exercício da fiscalização ambiental, criar um Conselho de Meio Ambiente, entre outras exigências estabelecidas pela Resolução 79 de 07/07/2009, que dispõe sobre a Gestão Ambiental Compartilhada.

Fonte: JusBrasil

Veja mais: http://carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/112564374/acara-recebe-habilitacao-para-gestao-ambiental-municipal

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »