Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • Penetron Brasil lança webinars gratuitos sobre redução da pegada de carbono por meio da impermeabilização e proteção do concreto
  • Sanepar apresenta obras e inovações ao Ministério do Desenvolvimento Regional
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Após 2 anos, volume armazenado no Alto Tietê volta a superar 40%

  • Meio Ambiente
  • março 9, 2016

Índice teve 22ª elevação consecutiva e chegou a 40,2% nesta terça-feira. Em 8 dias, choveu 57,25% da média histórica para março.

Após dois anos, o volume armazenado no Sistema Alto Tietê voltou a superar 40% segundo os dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Nesta terça-feira (8), o índice teve a 22ª elevação consecutiva e chegou a 40,2%. O volume não superava 40% desde o dia 19 de fevereiro de 2014.

A série de elevações consecutivas começou no último dia 16 de fevereiro, quando o volume estava em 29%.

Em oitos dias choveu 57,25% da média histórica para março, segundo os dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O acumulado de chuvas do mês está em 98,7 mm nesta terça-feira (8). A média histórica para março é de 172,4 mm.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou na segunda-feira (7) que a “questão da água está resolvida”, referindo-se ao término da crise hídrica no estado de São Paulo. No entanto, em muitos bairros de São Paulo, a água não chega até as casas.

Redução da população abastecida
A Sabesp informou que por causa da melhora no volume dos sistemas que abastecem a região metropolitana, a população atendida pelo Sistema Alto Tietê teve uma redução de 18%: de 5 milhões para 4,1 milhões. De acordo com a Sabesp, as regiões da Mooca, Vila Maria, Penha e Cangaíba, na capital, voltaram a ser atendidas pelo Sistema Cantareira.

Outra mudança feita pela companhia com o retorno da chuvas foi nos horários de redução de pressão. “Desde o mês de dezembro de 2015, a Sabesp vem diminuindo os horários de redução de pressão, que hoje estão basicamente concentrados nos períodos da noite e madrugada, o que permite mais conforto à toda a população, principalmente aos moradores de áreas mais altas e distantes dos reservatórios, que enfrentavam maior dificuldade no período mais agudo da crise.” A Sabesp destacou ainda que o programa de sistema de bônus para economia permanece.

Chuva em 2016
Em fevereiro, o volume de chuva foi 14,2% maior do que a média histórica de 194,4 mm.

Em janeiro de 2016 a chuva nas represas ficou 17,13% abaixo da média histórica.

Chuva em 2015
Ao longo de 2015 o volume de chuvas armazenado nas represas que integram o Sistema Alto Tietê superou a média histórica para o ano em 13%. Choveu 1.619,6 milímetros, enquanto que a estimativa era que chovesse 1.432,3 milímetros. Dezembro terminou com 26,4% mais chuva do que a média histórica. Neste mês choveu 243,8 mm e o esperado era de 192,8 mm.

Novembro terminou com chuva 64% superior à média histórica. O mês de outubro acabou sem que as chuvas atingissem a média história. Ao longo do mês choveu 94,5 mm, 82,2% da média histórica de 115 milímetros.

Em setembro choveu o dobro do esperado para o mês no Alto Tietê. Segundo a Sabesp, a pluviometria acumulada foi de 170,2 mm, 108% superior à média histórica. Após 40 dias em queda, o índice dos reservatórios voltou a subir no dia 8. A média histórica foi superada no dia 9 de setembro, quando, em apenas um dia, choveu 57,3 mm. Esta foi a maior chuva do ano.

As chuvas de agosto foram 49% menores do que o esperado. A pluviometria acumulada ficou em 18,6 mm, quando a média histórica é de 36,7 mm.

Julho chegou ao fim com uma pluviometria 16,6% maior do que a média histórica para o mês, segundo os dados da Sabesp. A pluviometria foi de 57,4 mm e a média histórica para o mês era de 49,2 mm.

Em junho choveu menos do que a média histórica. A pluviometria acumulada no mês foi 31,1% menor do que a média histórica, que é de 55,5 mm.

Já entre fevereiro e maio choveu mais do que a média histórica. Antes de junho, o índice foi inferior à média apenas em janeiro, quando a pluviometria foi 58,7% menor do que a média histórica.

O sistema
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a população atendida pelo sistema saltou de 3,8 milhões de pessoas para 5 milhões em dezembro de 2013. Um ano depois de começar a ser usado como reforço do Cantareira, em dezembro de 2014, o sistema chegou a operar com apenas 4,2% da capacidade.

Em março de 2016, a Sabesp informou que por causa da melhora no volume dos sistemas que abastecem a região metropolitana, a população atendida pelo Sistema Alto Tietê teve uma redução de 18%: de 5 milhões para 4,1 milhões.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/ TV Diário

AnteriorAnteriorGoverno de SP autoriza R$ 4,9 milhões em convênios
PróximoGovernador, prefeito e vereadores discutem concessão de esgoto e água em GoiâniaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

logo-netzsch
Superbac
Conaut
DENORA
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
logo-bioproj
suez
aquamec
Penetron
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.