saneamento basico

Bar feito de bambu é construído em meio a lago no Vietnã

O arquiteto Vo Trong Nghia construiu uma cúpula de bambu no centro de um lago na província de Binh Duong, no Vietnã. Nghia já é conhecido por suas estruturas usando bambu. Além de ser abundante na natureza, o material é leve, flexível e forte. O chamado “Wind and Water”, é um dos projetos arquitetônicos mais interessantes e bonitos criados por ele.

A estrutura mostra como o arquiteto usa o material barato e acessível em seu efeito máximo. O complexo de bambu, que possui formato de meia-lua, é resistente, flexível e usa a técnica passiva simples de aproveitar a luz e o vento a seu favor.

O bar fica ao lado do restaurante Bambu Wing, também assinado pelo arquiteto (veja aqui). Caminhos de pedra ligam a margem do lago artificial ao estabelecimento, que é utilizado como local de apresentações de música, exposições culturais, encontros locais, entre outros eventos.

Um sistema de arco de bambu estrutural foi projetado para a cúpula, que possui dez metros de altura e 15 metros de circunferência. A estrutura principal foi feita por 48 unidades pré-fabricadas, cada uma delas feitas de vários elementos de bambu unidos.

Uma claraboia circular de 1,5 metros no centro da cobertura tem a função de expelir o ar quente do interior para fora, um método simples de ventilação.

O “Wind and Water” foi construído em 2008 por trabalhadores locais em um período de três meses e se destaca pela economia de energia tanto em sua construção como em sua utilização. Segundo o arquiteto, a obra “nasceu da natureza, vive em harmonia com a natureza e irá retornar para a natureza.”

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/bar-feito-de-bambu-e-construido-em-meio-a-lago-no-vietna

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »