saneamento basico

Brasileiros usam mandioca para fabricar plástico

Eleita pela Organização das Nações Unidas como o alimento do século 21, a mandioca é também a principal matéria-prima para a produção de um plástico ecológico. A técnica foi adotada pela CBPak, empresa que desenvolve produtos e embalagens biodegradáveis.

A empresa brasileira de tecnologia criou um processo de produção que aproveita o amido de mandioca. Neste tipo de fabricação, a emissão de gás carbônico é consideravelmente reduzida, em comparação ao plástico comum, derivado de petróleo.

Outra vantagem é que, sendo um material orgânico, ele pode ser descartado sem culpa na natureza, pois se decompõe facilmente na terra, sem prejudicá-la. Além disso, pode ser reciclado, como qualquer plástico.

Atualmente, a CBPak produz copos, bandejas e potes. São fabricados, por mês, dois milhões de itens. A companhia afirma, em seu site, que se baseia no conceito dos “3 Ps”: people (pessoas), planet (planeta) e profit (lucro).

Fundada em 2002 pelo empreendedor Cláudio Bastos, a empresa continua estudando o aprimoramento e desenvolvimento de novos produtos. Uma das ideias recentes de investimento é lançar tubetes para serem usados no plantio de mudas de reflorestamento.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/brasileiros-usam-mandioca-para-fabricar-plastico

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »