Skip to content
segunda-feira, maio 16, 2022
Últimas Notícias:
  • Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro
  • Saneamento Básico: quando o Brasil fez a coisa certa
  • Menos de 1% do lixo doméstico é destinado a tratamento
  • Investimentos em saneamento básico em Ubatuba (SP) somam R$ 46,7 milhões, segundo Sabesp
  • NOVAS SOLUÇÕES PARA VELHOS PROBLEMAS DO SANEAMENTO
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
Bacia

Ceará é referência nacional no controle da água oferecida à população

  • Drenagem, Meio Ambiente
  • novembro 19, 2020

O acesso dos cearenses à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade vem sendo garantido no Ceará por meio de ações contínuas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que coordena práticas em conjunto com outros órgãos.

O esforço coletivo se traduz no bom desempenho do Ceará, que atingiu todas as metas do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), do Ministério da Saúde.

O objetivo do projeto é monitorar os fatores físicos da água com o propósito de proteger a saúde da população. No Estado, o Vigiagua é coordenado e acompanhado pela Célula de Vigilância Ambiental da Sesa. Das quatro metas alcançadas, uma posicionou o Ceará no primeiro lugar do ranking nacional, ao lado de Santa Catarina. Os dois estados são os únicos que cumpriram 100% o objetivo de inclusão dos dados de vigilância das formas de abastecimento dos municípios no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), um dos principais instrumentos do Vigiagua. Essas informações dão conta das maneiras de acesso à água, inclusive de alternativas como carros-pipa, chafarizes, dessalinizadores, entre outras.

“Estamos todos num esforço para melhorar a qualidade do serviço da Vigilância Ambiental e é gratificante constatar que o Estado está conseguindo se manter bem com as metas nacionais e está crescendo no Vigiagua desde 2005, quando o programa começou no Estado”, aponta Sérgio Murilo Martins, orientador da Célula de Vigilância Ambiental da Sesa. “É um trabalho em conjunto. Temos uma parceria muito boa com os municípios, com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece)”, detalha Sérgio, apontando que o trabalho une também entidades como Defesa Civil e o Exército Brasileiro.


LEIA TAMBÉM: O CICLO DA ÁGUA E AS ENCHENTES URBANAS


Plano de Saúde

Para cumprir as metas do Plano Nacional de Saúde, a Sesa realiza capacitações sobre a importância das ações de cadastros, acompanhamento dos resultados dos controles dos sistemas e elaboração de soluções coletivas de abastecimento. Além disso, a Secretaria orienta sobre os procedimentos de coletas e preservação das amostras de água, define plano de amostragem e atua pela inserção dos resultados das análises no Sisagua.

Assim como a meta da inclusão de dados de vigilância, o Estado alcançou resultado positivo no trabalho de inserir dados de controle dos municípios no Siságua e no propósito de estruturar os dados de cobertura de água potável para a população. O Ceará conquistou ainda o objetivo de desenvolver regularmente ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano.

“O Estado tem oferecido todo o apoio de capacitação, orientação e apoio laboratorial para poder realizar as análises e para que as ações possam ser realizadas pelos municípios. A gente acompanha no dia a dia as ações realizadas através do sistema Sisagua, que guarda as informações de cadastro, controle e vigilância”, afirma Sérgio, completando que as coletas são feitas mensalmente num trabalho que envolve indicadores como taxa de coliformes fecais e de cloro.

Fonte: Saúde CE.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ZONA NORTE DE OSASCO/SP TEM REDE COLETORA DE ESGOTO AMPLIADA

AnteriorAnteriorZona Norte de Osasco/SP tem rede coletora de esgoto ampliada
PróximoMais de 4,2 bilhões de pessoas vivem sem acesso a saneamento básicoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Semiárido brasileiro – Panorama do abastecimento de água no semiárido brasileiro

2 min de leitura

O semiárido brasileiro é um dos mais chuvosos do mundo, no entanto, enfrenta impasses devido ao baixo índice pluviométrico e a irregularidade das chuvas, comprometendo serviços básicos de saneamento como o abastecimento de água, sendo este o objeto de estudo do presente trabalho.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
Conaut
Penetron
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
suez
DENORA
logo-netzsch
Superbac
logo-bioproj
aquamec

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.