saneamento basico

“Cheia pluvial” surpreende e isola regiões do Pantanal

Alto volume de água dos afluentes do Rio Paraguai exigiu operação para remover 20 mil bovinos

A intensidade de chuvas em janeiro, no planalto e na planície, transbordando rios como Taquari, Aquidauana e Miranda, surpreenderam os pantaneiros com a chegada repentina da chamada “cheia pluvial” e exigiram uma grande operação nos campos alagados para retirar milhares de cabeças de gado. Trechos das regiões de Nhecolândia, Abobral e Rio Negro, entre Corumbá e Aquidauana, estão isolados.

Grandes fazendas situadas nestes pantanais, como os conglomerados Cristo (ex-José Carlos Bumlai) e São Bento, dos grupos BTG e Ermírio de Morais, movimentaram mais de 20 mil bovinos entre o fim de janeiro e até a semana passada, transferindo-os de retiros para as sedes ou invernadas em áreas altas – da planície ou em direção ao planalto de Miranda e Aquidauana.

Nesta mesma região influenciada pelas precipitações atípicas, o abastecimento das fazendas está sendo comprometido com a precariedade das estradas, tomadas pelas águas ou atoleiros. Principal via de escoamento do gado criado na Nhecolândia, a Estrada Parque (MS-184-228) recebeu as águas do Miranda e a forte correnteza, seguindo a sudoeste para escoar no Rio Paraguai, pressiona as cabeceiras das pontes de madeira e já invade o seu leito.

Fonte: Correio do Estado
Foto: Guilherme Rondon

Últimas Notícias:

Copa do Mundo do Saneamento: se o critério de classificação do mundial fossem as condições sanitárias, o Brasil seria eliminado na segunda fase (16 avos de final). O Japão levantaria a taça

Levantamento da ABES- SP compara os índices de saneamento entre todos os países que participam do torneio. O especialista da ABES-SP, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que o estudo é importante, em tempos de celebração do esporte, para evidenciar que ainda há bilhões de pessoas no planeta sem acesso à água e ao saneamento.

Leia mais »
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »