saneamento basico

Elevação do nível do rio Tietê muda forma de captar água em Araçatuba

Por causa da estiagem, empresa investiu R$ 2 milhões em bomba móvel. Desde agosto de 2014, por conta da estiagem, empresa mudou captação.

Com a elevação do nível do rio Tietê, por causa das chuvas da última semana, a empresa que administra o serviço de água e esgoto de Araçatuba (SP), a Samar, mudou nesta quinta-feira (21) a forma de captação da água do rio, que é usada para abastecer parte da cidade.

De acordo com medições da empresa, o nível do rio Tietê subiu cerca de cinco metros nas últimas semanas. As águas, que há mais um ano haviam baixado cerca de oito metros no perímetro de captação e afastado cerca de 80 metros da margem original, agora já atingem a canaleta da estação.

Desde agosto de 2014, por conta da estiagem,a Samar realizava a captação por uma estrutura flutuante, montada com bombas e mangotes, para puxar a água do meio do rio e enviar até a estação, porque a estiagem havia secado as margens do rio, impossibilitando o funcionamento da estação. A medida emergencial, que teve o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, garantiu o abastecimento de água para 55 mil habitantes da região norte da cidade.

Comportas
As comportas da usina hidrelétrica Três Irmãos, em Andradina (SP), foram abertas nesta quarta-feira (20) por causa do nível da água. As quatro comportas vão ficar abertas por tempo indeterminado. A determinação é do Operador Nacional do Sistema e são três milhões de litros de água por segundo.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV TEM

Últimas Notícias: