saneamento basico

Empresários e moradores do Norte da Ilha fazem protesto em Canasvieiras cobrando saneamento

Moradores e empresários da região Norte da Ilha se reuniram em protesto pacífico na manhã desta terça-feira (19). O grupo começou a caminhada pelas ruas de Canasvieiras por volta das 10h, saindo da rua Madre Maria Villac, uma das principais do bairro, em direção ao Rio do Brás, com carros de som, cartazes e faixas cobrando soluções para as praias da região.

O presidente do Codeni (Conselho de Desenvolvimento do Norte da Ilha), que reúne 54 entidades sociais sem fins lucrativos, Milton Weber Filho, afirmou que a caminhada é uma união de forças de empresário, morador, veranistas que vivem em Canasvieiras e nos outros bairros do Norte. “Não é uma manifestação localizada, é pelo saneamento que tá precário não só aqui, mas em toda cidade”, declarou.

Para o presidente do Conselho Comunitário do Pontal do Jurerê, que abrange também a praia de Daniela, Antônio Carlos de Borja, são necessárias ações práticas: “Queremos ações concretas, não adianta tapar o sol com a peneira e continuar com paliativos todo verão. Já existem ações do Ministério Público que cobram providências de 2013, 2014. Há uma responsabilidade, é uma vergonha para o turismo e para o Estado”.

Eduardo Sardá, morador que ajudou a organizar a manifestação, não é o primeiro movimento nesse sentido, porque segundo ele a cobrança às autoridades já ocorre há anos, mas ele afirma que também não será o último. “Vamos fazer até que alguém tome providências”, disse.

Nas redes sociais, a comunidade se mobiliza desde o ano passado. Na página do Facebook SOS do Rio do Brás, criada em novembro pelo geógrafo e nativo de Canavieiras, José Luiz Sardá, os integrantes compartilham denúncias, notícias e sugestões para as questões de saneamento e balneabilidade na região.  Segundo Sardá, a página que tem mais de 700 membros virou um fórum de discussões nas causas do meio ambiente. “Essa passeata de hoje não serve somente para Canas, é para despertar toda a Ilha, porque o problema não é só aqui”, afirmou.

Fonte: Ndoline
Foto: Antônio Carlos de Borja / CCPontal / ND

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »