Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Europa estabelece meta ambiciosa para combater aquecimento global

  • Meio Ambiente
  • outubro 25, 2014

Na madrugada de sexta-feira (24), os 28 Estados-membros da EU (União Europeia) finalmente chegaram a um acordo sobre os três objetivos que guiarão a política de combate ao aquecimento climático da UE ao longo dos próximos anos: as emissões de gases de efeito estufa deverão diminuir “pelo menos” 40% até 2030 em relação a 1990; a participação das energias renováveis deverá chegar a 27% do mix energético; deverá ser feita 27% de economia de energia. Somente o primeiro objetivo será coercitivo.

Esse novo “plano de ação em matéria de clima e energia para 2030”, que ainda deverá ser aprovado pelo Parlamento Europeu, substituirá um primeiro plano de “3×20” (20% de redução das emissões, 20% de energias renováveis, 20% de economia de energia) adotado em 2009 e em vigor até 2020.

Compromissos em números

A Europa é a primeira a propor compromissos em números pensando na conferência de Paris em dezembro de 2015, onde poderá ser assinado um acordo mundial sobre o clima. Ela determinou esse compromisso para poder pressionar aqueles que relutarem em assumir sua parte do fardo e rejeitarem a ideia de um tratado internacional coercitivo cuja ambição deverá ser limitar o aumento médio das temperaturas em 2 graus Celsius, como recomenda o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

“É um acordo muito ambicioso para o planeta. A Europa está dando o exemplo”, comemorou o presidente François Hollande após esse primeiro dia do Conselho Europeu, cujo principal tema era o clima. “É agora que a Europa precisa ser bem sucedida, pois daqui a algumas semanas todos os países se reunirão em Lima”, para definir o quadro em torno do qual se deverá buscar o consenso no ano que vem.

Ampliar

Geleira no Tibete encolhe sob efeitos do aquecimento global 11 fotos

4 / 11

Estudos mostram que a geleira Purog Kangri, no Tibete, está derretendo por influência do aquecimento global. Uma das maiores geleiras do mundo, com 422 quilômetros quadrados e situada em altitudes entre 5.350 e 6.400 metros, ela encolheu 50 metros ao longo dos últimos 30 anos Tang Zhaoming/Xinhua

Grandes concessões

As ONGs não demonstram o mesmo entusiasmo. Os objetivos “estão bem aquém daquilo que poderia ser feito pela Europa para combater a mudança climática”, lamenta a Amigos da Terra, enquanto a Oxfam acredita que uma “ação insuficiente por parte dos países mais ricos coloca o fardo nas costas das populações mais pobres.”

Esse acordo só pôde ser selado às custas de grandes concessões feitas aos Estados-membros. “Chegar a um consenso não foi algo fácil, pelo contrário”, admitiu o presidente do Conselho, Herman Van Rompuy. Assim, há quem se preocupe que a pedido da Polônia e de outros países do Leste Europeu, algumas linhas que abrem a possibilidade de uma nova análise dos diferentes elementos do acordo tenham sido introduzidas nas últimas horas de discussão.

“Esses países, ainda que não sejam os únicos, contestam a ideia de que a Europa deva fazer mais do que a China ou os Estados Unidos, e eles queriam ter a certeza de poder rediscutir certos aspectos do acordo diante dos resultados da conferência de Paris. Mas não se trata de voltar atrás nesses três pilares”, comenta um membro da equipe de Van Rompuy.

Redução da meta de eficiência energética

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, lutou até o último momento para limitar o peso de Bruxelas na orientação das políticas energéticas nacionais. Ao convidar seus parceiros a não subestimarem a nova onda de euroceticismo na Inglaterra e disposto a usar de seu poder de veto, ele em parte conseguiu o que queria. A meta de eficiência energética foi reduzida de 30% para 27%. O eurodeputado luxemburguês do partido verde Claude Turmes chamou essa decisão de uma “gigantesca irresponsabilidade”. “Todos os estudos, incluindo o da Comissão Europeia, mostram que fazer economia de energia é o melhor instrumento para reduzir a dependência energética da Europa. Em plena crise na Ucrânia e no Oriente Médio, essa escolha é

AnteriorAnteriorCusto de energia ameaça sete grandes empresas no NE
PróximoRisco de epidemia leva MP-PR a recomendar negativa de férias coletivas aos agentes de saúdePróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

logo-netzsch
Conaut
Superbac
suez
DENORA
logo-bioproj
clean environment brasil
aquamec
Penetron
bf-dias
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.