saneamento basico

Falta de chuva em Ibiraçu, ES, coloca em risco o abastecimento da cidade

Não chove há 12 meses na região. Saae acredita que o abastecimento vai durar por mais 15 dias.

Não chove há pelo menos 12 meses no município de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo. A nascente do Rio Sapateiro, que abastecia todas as 10 mil pessoas que vivem no local, hoje está em estado crítico. A previsão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é que a água dure por apenas mais 15 dias.

“Em média, a gente precisaria de 60 litros por segundo. Quando temos um volume médio, é de 25 a 30 litros por segundo, mas agora, com a estiagem, está em 10 litros por segundo. Então não temos condições de atender todo mundo assim”, disse o diretor do Saae em Ibiraçu, Elias Recla.

Desde agosto, o Saae trabalha em um novo sistema de captação na Cachoeira das Andorinhas, mas enquanto o sistema não fica pronto, água é captada na Lagoa do Curral. Mesmo com o reforço no abastecimento, a expectativa é de que o recurso não dure por muito tempo.

“Nós temos um tempo determinado. A previsão é de que, se usarmos na totalidade, abastecendo todo mundo, ela vai durar 15 dias. Então a população precisa economizar muito, não jogar fora, usar apenas o necessário para a alimentação e banho”, explicou Recla.

Racionamento
Para poupar parte da água, Recla disse que os bairros na parte alta do município vão sofrer racionamento. Eles vão receber água por um dia e ficar três sem. Nos dias sem água, o abastecimento será feito por caminhões-pipa.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »