Skip to content
segunda-feira, julho 4, 2022
Últimas Notícias:
  • A pandemia do capital no saneamento
  • Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses
  • Reservatórios têm melhor patamar desde 2012, mostra ONS
  • Copasa investe R$40 milhões no tratamento de esgoto da Cidade dos Profetas e construção de ETE
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Isabel Swan – Nova Embaixadora do Trata Brasil na luta em prol do saneamento básico

  • Meio Ambiente
  • julho 19, 2017

O Instituto Trata Brasil é composto por grupo de embaixadores que além de representar a instituição, apoia suas ações pela universalização do saneamento.

São cerca de 26 embaixadores, entre eles estão pesquisadores, especialistas, autoridades do setor e atletas olímpicos, assim como a mais nova embaixadora do ITB, Isabel Swan.

Swan é velejadora profissional e medalhista olímpica em Pequim 2008. Formada em Comunicação Social pela UFF e Pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Ibmec-RJ, hoje trabalha para EY (Ernest Young) na área de Consultoria e melhoria de performance.

Isabel é palestrante motivacional, compõe o conselho diretor do Instituto Rumo Náutico e a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro. Foi atleta embaixadora e responsável pelo discurso da candidatura do Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou e defendeu o programa Baía Viva antes de competir nas águas da Baía de Guanabara representando o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016. Finalista nas Olimpíadas do Rio 2016 na classe Nacra 17, seus títulos esportivos mais recentes são: Campeã Sul Americana em 2015 e campeã da Copa Brasil em 2016 e 2017.

Para falar sobre a importância do saneamento, o ITB entrevistou Isabel, confira entrevista.

ENTREVISTA

– Como foi sua relação com o saneamento na infância?

Muitas vezes saí para velejar com o intuito de “Limpar o Mar” e voltava cheia de lixo no barco Optimist. Velejava buscando os plásticos/garrafas e catava o lixo flutuante que ficava na água. Chegava com o barco cheio de lixo.

– Como velejadora, como você enxerga a situação do saneamento na Baía de Guanabara?

A situação reflete a falta de engajamento e comprometimento e integração de várias esferas de poder público em prol de projetos pensados em etapas que efetivamente ajudem a parar de sujar. Criação de um Pacto, onde todos (Sociedade, Empresas e poder púplico) abracem a causa. Pensar que muitas cidades estão tão avançadas, implementando melhorias tecnológicas  “Smart Cities” e por outro lado, a região metropolitana do estado do Rio ainda carece de saneamento básico e água tratada, condições mínimas para viver. Essa diferença de acesso e condições compromete a saúde, civilidade, e qualquer condição de melhoria social.

Minha relação com a Baía é intensa, defendi a Olímpiada no Rio, competi nos Jogos e peguei lixo no barco, o que comprometeu meu rendimento nos Jogos Olímpicos. Mas esse detalhe do lixo na Bolina do meu barco é infinitamente menor do que muitas famílias passam diariamente por falta de saneamento. Acreditei que ações em prol do saneamento nos 17 municípios em volta da Baía. Criação de Unidades de tratamento de Rios UTRs e Ecoboats não resolvem o problema do esgoto e lixo na Baía, são medidas paliativas, que tratam do problema e são uma solução definitiva.

– Qual sua opinião sobre o cenário do saneamento no Brasil?

Existe uma disparidade incrível, o país cresceu e a malha coletora e tratamento de esgoto não. São mais de 30 milhões de pessoas sem saneamento básico. O impacto social é tão grande, a falta de entendimento e a degradação psicológica gerada pela falta de condições de vida. Isso influencia diretamente na qualidade de aprendizado, capacidade de trabalho e comprometimento da saúde.

– Como acha que as pessoas podem contribuir para a melhora dessa situação no país?

As pessoas devem se conscientizar mais do tamanho do impacto que a falta de saneamento traz. Levantar essa bandeira e cobrar do governo medidas efetivas de infraestrutura. Pensarem mais a longo prazo e de forma menos egoísta (onde se para mim está bom, está tudo certo). Entenderem que essa disparidade interna compromete diretamente o crescimento social, consequentemente econômico do nosso país e indiretamente acaba refletindo na vida de cada um. Melhorar a postura, através de pequenas ações, não jogando lixo na rua, separando o lixo reciclado. No seu entorno buscar contribuir para resolver os problemas de saneamento, votar com mais consciência e ser um cidadão mais ativo em prol do nosso desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: Blog Instituto Trata Brasil.
AnteriorAnteriorEficiência energética de uma residência unifamiliar: uma análise em duas zonas bioclimáticas
PróximoPesquisadores da USP investigam o potencial de uso dos resíduos agroindustriaisPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A pandemia do capital no saneamento

0 min de leitura

O objetivo é situar os leitores do campo da saúde no processo de financeirização que avança no setor do saneamento no Brasil e ameaça o direito ao acesso.

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

paques-logo-home.jpg
logo-bioproj
Superbac
clean environment brasil
bf-dias
Penetron
aquamec
suez
DENORA
logo-netzsch
Conaut

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.