saneamento basico

Lagoa não foi poluída por esgoto do Macapaba, conclui investigação no AP

Água apresentava odor forte e coloração diferente na Zona Norte de Macapá. Laudo da Politec identificou falha em etapa do tratamento de esgoto.

A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) concluiu o inquérito policial que investigava as causas de uma possível poluição de uma lagoa localizada no Parque dos Buritis, na Zona Norte de Macapá. Moradores reclamavam que a contaminação da água era causada por despejo de dejetos do sistema de esgoto do Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na BR-210.

O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), e as secretarias de Meio Ambiente do Estado (Sema) e do município (Semam) foram comunicadas pela delegacia após identificação de falhas no sistema de tratamento de esgoto do conjunto.
O inquérito se baseou no laudo emitido pela Polícia Técnico-Científica (Politec) em janeiro. As investigações iniciaram em março de 2015 na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Conjunto Macapaba e no lago.

“As águas foram coletadas, as pessoas foram ouvidas e agora em janeiro de 2016 chegou o laudo da Politec que é conclusivo. Ele diz que não há contaminação saindo da ETE do Macapaba, que não são tendentes a poluir a lagoa, e que não existe dano à lagoa”, disse o titular da Dema, Sávio Pinto.

Agentes da delegacia e peritos da Politec coletaram amostras da água de diferentes pontos do lago, que foram submetidas a exames bacteriológicos e microbiológicos. A equipe também inspecionou o sistema de esgoto do Conjunto Macapaba; os moradores também foram ouvidos à época.
Apesar de ser constatado que a poluição da lagoa não seja provocada pela ETE, o laudo identificou que uma etapa do tratamento estava sendo feita de forma errada. O Imap, a Sema e a Semam foram oficializados sobre a situação.

“O mesmo laudo atesta que há uma impropriedade em uma das etapas do tratamento da água onde deveria estar funcionando uma área de infiltração ou evaporação do afluente. Em função disso, a delegacia oficiou esses órgãos de fiscalização para que tomem as providências de forma antecipada para evitar problemas futuros”, informou o delegado.

A contaminação da lagoa pode ter sido provocada por conta da ocupação irregular ao redor do Parque dos Buritis.
“O lençol freático está sendo poluído, tem contato com a lagoa e pode ser que essa poluição venha dessas casas ao redor da lagoa, porque elas não têm estação de tratamento de esgoto. Elas lançam dejetos direto na lagoa ou no lençol freático”, declarou o titular da Dema.

De acordo com o delegado, a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) pode ser notificada sobre a situação. Nenhum representante da empresa responsável foi localizado para falar sobre o assunto.

O Conjunto Habitacional Macapaba está localizado às margens da BR-210 e abriga mais de duas mil famílias. Outras duas mil devem morar no complexo após a conclusão da segunda etapa das unidades.

Fonte: G1
Foto: Reprodução/Rede Amazônica no Amapá

Últimas Notícias: