saneamento basico

Novo Glossário de Termos Técnicos é apresentado pelo Consórcio PCJ

O tema água cada vez mais ganha destaque na comunidade, na imprensa e nos setores de produção, principalmente após a crise hídrica vivenciada em 2014/2015. É natural que muitas palavras e assuntos ainda soem complexos e de difícil compreensão para a população. Pensando nisso, o Consórcio PCJ lançou no dia cinco de dezembro o “Glossário de Termos Técnicos em Gestão de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Meio Ambiente – 1ª Edição”, durante o encontro com a Sociedade Civil, realizado na cidade de Capivari (SP).

O Consórcio PCJ publica glossários de termos técnicos desde 2002, por entender a importância do uso de palavras corretas e adequadas à área ambiental e de gestão de recursos hídricos.

Diante das novidades ocorridas nos últimos anos, como a promulgação da Política Nacional de Saneamento e de Resíduos, além de práticas avançadas de proteção ambiental, como os projetos de “Pagamentos por Serviços Ambientais”, a entidade optou por incrementar e ampliar o seu glossário.

O lançamento da publicação contou com a presença de ONGs, do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, do vice-prefeito de Capivari, Vitor Ricomini, do superintendente do Saae, José Luiz Cabral, e demais presentes ao encontro com a sociedade civil.

O Glossário está em formato totalmente digital, podendo ser acessado on-line ou fazer o download pelo site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br), dentro do canal Biblioteca Multimídia, na opção Publicações.

Fonte: Consórcio PCJ

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »