saneamento basico

Sem saneamento, moradores convivem com lixo e problemas de saúde

Moradores do Jardim Europa moram em ruas sem serviço de capina e varrição e lixo fica espalhado junto com porcos

 Os moradores do bairro Jardim Europa, na zona Sudeste de Teresina, convivem com lixo espalhado pelas ruas porque apesar da coleta feita pelos caminhões ser feita três vezes por semana, na maioria das ruas não é feito o serviço de varrição. Na rua 6, por exemplo, muitos moradores ateiam fogo no lixo acumulado e a fumaça de espalha pelas casas causando transtornos e problemas de respiração, especialmente nas crianças.Algumas ruas não têm calçamento e o lixo acumulado cria condições para as próprias famílias criarem porcos amarrados em suas residências. As crianças brincam descalças nas ruas e são frequentemente vítimas de diarreia e viroses. O mecânico Valmiran Sousa Silva ateou fogo no lixo que ficava na frente de sua casa na rua 6, do bairro Jardim Europa, porque o serviço de capina e varrição não passa na rua. “Há 30 anos existe o Jardim Europa como bairro e isso ainda acontece”, afirmou o mecânico Valmiran Sousa Silva.

Nas ruas ficam restos de sofás velhos, carcaças de fogões, bacias feitas de pneus, lixo orgânico, embalagens e sacos de papel e plástico. Em outros trechos das ruas, as embalagens DE papel e lixo orgânico se misturam com galhos de árvores secos. As crianças aproveitam as ruas sem calçamento para brincar. Welia Raylanne, Tayná Gomes, Emily de Sousa Silva, Valderi de Sousa Gomes, Juliana Félix de Sousa, Lorena Vitória e Luiza Vitória estavam brincado de produção e participação de uma reportagem no bairro.

“A gente estava brincando de fazer reportagem e mostrando a nossa realidade”, afirmou Welia Raylanne. O cinegrafista era um outro menino.

A vendedora Mariana Sousa disse que o caminhão da capina e varrição passa na rua 5 do Jardim Europa, mas não passa na rua 6. “Eu acho que o caminhão da capina e varrição não vai para a nossa rua porque fica na frente dos sítios, mas agora toda a área é urbanizada”, afirmou Mariana Sousa.

ESGOTO A CÉU ABERTO  

Os esgotos no bairro Jardim Europa correm a céu aberto, escorre suas águas sujas pelas ruas e vai até a Estrada da Usina Santana, na entrada da região. O esgoto termina empoçado nas margens da Estrada da Usina Santana, em uma espécie da lagoa suja.

José Resende afirma que as águas se misturam com a areia encontrada no cruzamento da rua 6 com a avenida 1 e ficam empoçadas, depois que uma parte delas escore para dentro da mata que fica no local.

“Tudo é sujo e não tem solução. Quem passa a pé ou de bicicleta fica sujo e os carros e as motocicletas espalham as águas sujas”, falou José Resende.

A aposentada Deca Anorata da Cruz mora na avenida 1 e conta que há três anos as águas sujas de esgotos se espalham por toda a avenida e na frente das casas.

“Quando o esgoto fica cheio, as águas se espalham sujando tudo e espalhando doenças até porque as águas atingem o cemitério, que fica na avenida”, falou Deca Anorata.

Por todo o bairro, as águas de esgotos se espalham porque mesmo com 30 anos de existência, o Jardim Europa não tem saneamento, nem fiscalização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Guarda Ambiental porque os alguns moradores criam, de forma ilegal, pássaros silvestres, em gaiolas e as expõem dentro de suas residências, principalmente galos de campina, chicos pretos e pipiras.

Fonte: Meio Norte
Foto: Efrem Ribeiro

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »