saneamento basico

Suez faz parceria com o WWF para ajudar a reinventar as cidades

O trabalho visa acelerar a redução da pegada ecológica de cidades e territórios, concentrando-se na gestão sustentável dos recursos

Em um contexto de mudanças climáticas com forte impacto sobre as cidades e suas populações, o Grupo SUEZ acaba de assinar parceria com o WWF para reduzir a pegada ecológica de cidades e territórios e propor novos modelos de desenvolvimento urbano dentro da lógica de economia circular.

A parceria de três anos terá duas etapas. A primeira é desenvolver a visão comum de gestão de recursos nas cidades, alinhando os projetos da SUEZ com os 10 princípios da sustentabilidade nas cidades definidas pela WWF França, para identificar áreas para melhoria.

Projetos-piloto

A visão de gestão de recursos será testada com projetos-piloto, nos quais serão avaliadas e otimizadas a recuperação de resíduos, a eficiência energética e a produção de energia. Além de apoiar as equipes do projeto, o WWF França vai facilitar a mobilização das partes interessadas e dos habitantes, para promover a mudança de comportamento, garantindo a viabilidade dos serviços a longo prazo.

Cidades no centro da transição ecológica e energética 

Concentrando 50% da população mundial atual  (serão 70%, em 2050), as cidades se tornaram o principal ecossistema do planeta. Como consumidores de energia e recursos naturais, os centros urbanos respondem por 70% das emissões globais de CO2. Por isso se faz necessário o quanto antes implementar a transição ecológica nas cidades onde existem políticas e inovações concretas de desenvolvimento.

Como parte da iniciativa Reinventado Cidades, a WWF France trabalha com atores públicos e privados para promover modelos de cidades sustentáveis. “Há uma necessidade urgente de repensar nossos modelos para passar de cidades famintas por recursos, para cidades compatíveis com os limites de um único planeta,” disse Pascal Canfin, diretor geral da WWF França. “Esta parceria é a oportunidade para ajudar a reinventar cidades e reduzir sua pegada ecológica, para garantir o bem-estar dos cidadãos.”

“A transição para um modelo de cidades sustentáveis ​​exige a reconciliação do crescimento, a atratividade dos territórios com o respeito pelos habitantes e pelo meio ambiente,”disse Jean-Louis Chaussade, CEO da SUEZ.  “Esta parceria é uma oportunidade real para desenvolver modelos inovadores baseados na economia circular para apoiar as ambições ambientais das cidades.”

Suez

Com 90 mil funcionários em cinco continentes, a SUEZ é líder mundial no gerenciamento inteligente e sustentável dos recursos hídricos. O Grupo oferece soluções no gerenciamento de água e resíduos que permitem às cidades e indústrias otimizar o gerenciamento de seus recursos e melhorar seu desempenho ambiental e econômico de acordo com a regulamentação em vigor.

Para responder aos desafios de qualidade e disponibilidade, a SUEZ está totalmente comprometida com a revolução dos recursos. Graças ao potencial das tecnologias digitais e das soluções inovadoras, o Grupo reúne 17 milhões de toneladas de resíduos por ano e produz 3,9 milhões de toneladas de matérias-primas secundárias e 7 TWh de energia local e renovável.

Também protege os recursos hídricos, distribuindo 58 milhões de habitantes em serviços de saneamento e reutilizando 882 milhões de metros cúbicos de águas residuais. Em 2016, a SUEZ atingiu um volume de negócios de 15,3 bilhões de euros.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »