saneamento basico

Ainda deixamos a desejar, admite Kassab sobre saneamento

Brasília – O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, afirmou que o Brasil “infelizmente está aquém” do ideal no quesito saneamento básico e que “por mais que tenham havido melhorias nos últimos anos, ainda deixamos a desejar”.

Ele participou, nesta quarta-feira, 10, do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, que terá o saneamento como tema central. Neste ano, a ação apela para que a população se empenhe em “atitudes responsáveis” e para que sejam desenvolvidas políticas públicas para o setor.

Kassab disse que o tema da campanha vem em momento oportuno: “O mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, é uma preocupação que vivemos hoje no País e que tem forte ligação com a ausência de saneamento.” O ministro e representantes da CNBB e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) terão reunião ainda nesta quarta com a presidente Dilma Rousseff para apresentar a campanha e pedir engajamento do governo federal na causa.

“Os investimentos na área de saneamento são, por natureza, mais difíceis”, admitiu o ministro. O presidente do Conic, Dom Flávio Irala, disse que levará à presidente preocupações em relação a locais, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, em que há um “déficit muito grande” neste setor. “Vamos pedir justiça regional. Ninguém deve ser privado do acesso ao saneamento em função de sua condição socioeconômica”, disse.

Durante a cerimônia de lançamento da campanha, houve a leitura de uma carta assinada pelo papa Francisco em que ele convida as pessoas “a se mobilizar, a partir dos locais em que vivem”. O pontífice destaca que o acesso à água potável e ao esgoto sanitário é condição necessária para a superação da injustiça social e para a erradicação da pobreza e da fome, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e doenças evitáveis. “A grave dívida social com os pobres é parcialmente saldada quando se desenvolvem programas para prover de água limpa e saneamento”, escreve o papa.

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »