saneamento basico

Alckmin nega interesse eleitoral em adiamento de reajuste d’água

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), negou caráter eleitoral na decisão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) de não aplicar imediatamente o índice autorizado de 5,4% de reajuste na conta de água. “Isso não tem nada a ver com reeleição”, afirmou ontem o tucano em Franca (400 km de São Paulo), durante cerimônia de entrega de ambulâncias e anúncio de repasse de recursos financeiros à Santa Casa do município.

A crise no abastecimento da Grande São Paulo tem sido explorada por adversários políticos do governador, que é pré-candidato à reeleição. O sistema Cantareira, conjunto de represas que abastece 8 milhões de pessoas na região, está com 12% de sua capacidade –o mais baixo da história. O governador chegou a admitir o racionamento como uma possibilidade, mas nenhuma medida do tipo foi adotada até o momento. A Sabesp foi autorizada na última sexta-feira pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo) a reajustar a tarifa em 5,4%, índice calculado com base na inflação.

Apesar disso, a Sabesp afirmou, em comunicado a acionistas, que decidiu prorrogar o reajuste até, no máximo, o final de dezembro.

Segundo afirmou Alckmin ontem, a Sabesp reajustou o preço da tarifa de água há seis meses, em novembro, e esse tipo de revisão é feito anualmente. “A empresa decide o momento em que a revisão deve ser aplicada”, disse.

Alckmin também citou dados da Sabesp, divulgados no final de março, que mostram que 76% da população atendida pelo sistema Cantareira reduziu o consumo de água depois de implantado o sistema de desconto na conta para quem economizasse.

O governo concedeu 30% de desconto para quem reduziu o consumo em 20%. Segundo a Sabesp, a meta foi atingida por 37% dos consumidores. Outros 39% reduziram o consumo, mas não atingiram o índice necessário para ter o desconto. “O bônus deu um excelente resultado. Por isso não precisou ser feito o racionamento, nem nenhuma outra medida. A população deu uma grande colaboração.”

O governador afirmou ainda que deverá ser implantado em maio o programa da Sabesp que prevê taxa extra para quem aumentar o consumo. O taxa será de 30% sobre o valor da conta de água. (da agência Folhapress).

Fonte: O Povo Online
Veja Mais: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2014/04/22/noticiasjornalpolitica,3239617/alckmin-nega-interesse-eleitoral-em-adiamento-de-reajuste-d-agua.shtml

Últimas Notícias: