saneamento basico

Ângela Portela defende mais atenção para a área de saneamento

A senadora Ângela Portela (PT-RR) elogiou a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. O objetivo da campanha, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), é chamar a atenção para a necessidade de melhorar as condições de saneamento do país.

Para Ângela Portela, o fato de milhões de brasileiros ainda não terem acesso a água tratada nem a esgotamento sanitário demonstra a importância do alerta. Ela apontou o investimento em saneamento básico como medida essencial para garantir saúde integral e qualidade de vida a todos os brasileiros.

A senadora lembrou que saneamento básico envolve diversos serviços, como infraestrutura e instalações para abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbanas e o manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais.

Citando dados do IBGE, Ângela Portela disse que o Brasil teve grande avanço na área de saneamento nos últimos anos, mas que ainda há muitos problemas a serem superados, principalmente quanto à desigualdade regional na oferta desses serviços.

— Cerca de 98% da população brasileira possui acesso à água potável, mas algo em torno de 17% dos municípios brasileiros ainda não dispõem de fornecimento de água encanada. Na comparação campo/cidade, é possível constatar que 99% da população urbana tem acesso a água potável, enquanto na área rural o índice é de 84% — afirmou ela em pronunciamento no Plenário do Senado nesta terça-feira (16).

Fonte: Agência Senado
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Últimas Notícias: