saneamento basico

GDF contrata consultoria para plano de saneamento por R$ 3,38 milhões

O governo do Distrito Federal assinou nesta segunda-feira (18) a contratação de uma consultoria que vai ajudar a elaborar o Plano Distrital de Saneamento Básico. O termo foi fechado com a empresa de engenharia consultiva Serenco por R$ 3,38 milhões, que terá sete meses para entregar o documento.

Segundo o GDF, o plano distrital deve ajudar o poder público a planejar “soluções de curto, médio e longo prazos para o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, os resíduos sólidos e a drenagem urbana”.

O documento está previsto em leis de 2007 e 2010, mas nunca chegou a ser elaborado. A concorrência para escolher a empresa foi lançada no ano passado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), que também é responsável pela elaboração do texto.

Durante os sete meses de contrato, a empresa e o GDF deverão promover audiências públicas e entregar outros estudos, que servirão como base para o Plano Distrital de Gestão Integrada de Recursos Sólidos.

O trabalho será coordenado pela pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos, com membros da Caesb, do SLU, da Novacap, da Secretaria de Meio Ambiente e da Adasa. Não há prazo para que as regras do novo plano entrem em vigor.

Durante a assinatura do contrato, nesta segunda, Adasa e SLU também assinaram um “contrato de gestão e desempenho”. A partir de agora, a agência reguladora também ficará responsável por fiscalizar e regular as atividades do SLU. As funções da Adasa foram redefinidas por lei em 2008, mas a mudança ainda não tinha saído do papel.

Fonte: G1
Foto: Tony Winston/GDF

Últimas Notícias:
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »
Serviços de Coleta de Lixo

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo

Os serviços de coleta de lixo, direta ou indireta, beneficiavam 90,9% dos brasileiros em 2022, segundo dados do Censo 2022 divulgados na sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostra que 82,5% dos moradores têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no domicílio por serviços de limpeza.

Leia mais »
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »