saneamento basico

MP denuncia 25 pessoas envolvidas na Operação Águas Claras

O Ministério Público denunciou formalmente 25 pessoas envolvidas nas investigações da Operação Águas Claras, que foi conduzida pelo Gaeco, o grupo de combate ao crime organizado, e apurou irregularidades em contratos de terceirização de autarquias de água e esgoto em todo o país, entre elas o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), ligado à prefeitura de Sorocaba (SP).

Eles vão responder pelo crime de organização criminosa, com pena de um a três anos de reclusão. Alguns também são acusados de formação de cartel, fraudes em licitações, corrupção ativa e corrupção passiva.

Relembre o caso
A operação começou em novembro de 2012, em Sorocaba. Promotores e a Polícia Civil investigavam uma possível fraude no Saae, com licitações direcionadas por meio do pagamento de propinas. A investigação, porém, alcançou uma empresa, a Alsan Engenharia, que foi acusada de envolver 29 companhias no esquema.
Três dos acusados são ex-funcionários da Alsan e confirmaram o pagamento de propina. Testemunhas de acusação e defesa ainda vão ser ouvidas. Além da punição criminal, as empresas envolvidas na formação de cartel deverão receber sanções administrativas.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/01/mp-denuncia-25-pessoas-envolvidas-na-operacao-aguas-claras.html

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »