saneamento basico

MT pede investimentos em saneamento e habitação

O ministro das Cidades Gilberto Kassab, durante agenda em Mato Grosso nesta quinta-feira (04.02), recebeu demandas do governador Pedro Taques e sua equipe. Os pedidos são, especialmente, por maior aporte financeiro do Governo Federal nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade urbana nos 141 municípios do estado. “O ministro veio com toda sua equipe para nos atender. Discutimos temas de suma importância para a população mato-grossense. Nossa prioridade é a concretização de políticas públicas que levem qualidade de vida ao cidadão, como o saneamento. O VLT também entra como prioridade, além de vários outros projetos que estão em andamento e serão analisados pela equipe técnica do Ministério”, afirmou Taques.

Segundo ele, apesar do momento econômico pelo qual passa o país, o Governo do Estado tem encontrado uma boa parceria com o Ministério das Cidades. “Temos que fazer nossos pedidos. Sabemos do momento econômico, mas também sabemos da influência do ministro para alcançarmos o necessário e tenho certeza que seremos lembrados na esfera federal”.

Para Kassab, a reunião foi uma oportunidade para que os dois lados expusessem suas ideias. “Foi uma reunião muito proveitosa. Nossas duas equipes presentes ouviram uma à outra e potencializaremos nossa parceria. Abordamos as principais questões que afetam o governo de Mato Grosso, coletivamente. Como nosso ministério cuida da infraestrutura das cidades, vamos dar encaminhamento às demandas feitas pelo governador”.

No quesito saneamento, que trata da atenção básica aos cidadãos, garantindo qualidade de vida, o secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, pediu que o ministério fiscalize o andamento de contratos em projetos de várias cidades do interior. “Nos foi solicitado um aporte maior de recursos, que virão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e um exame maior de diversas parcerias com os municípios que estão em andamento. Alguns contratos preocupantes serão analisados minuciosamente por nossa equipe. O governador Pedro Taques manifestou sua preocupação e pediu nosso apoio para examinar e melhorar a velocidade dessas obras”, explicou Kassab.

Para o andamento dessas solicitações, foi constituído um grupo de trabalho entre membros do Governo de Mato Grosso e do Ministério das Cidades para definir novos investimentos.

Sobre habitação, os pedidos do governador envolvem a construção e melhoria de aproximadamente 90 mil moradias em Cuiabá e cidades do interior; aporte financeiro aos programas “Bolsa Material de Construção”, “Projeto Cidade do Servidor” “e Programa Nacional de Habitação Urbana”; assim como construção de novas unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”. “Primeiro vamos parabenizar a equipe do governo de Mato Grosso, que tem trabalhado em todos os municípios de forma integrada, levando as políticas públicas com efetividade. Com certeza, obedecendo às limitações financeiras, tendo em vista que o direito à boa moradia também é nossa prioridade, vamos compatibilizar nossas limitações com as prioridades do governo e trabalhar nisso”, disse o ministro.

De acordo com Pedro Taques, as demandas do governo são no sentido de ter apoio do Ministério das Cidades para acessibilidade, pavimentação, construção de calçadas e outras obras de desenvolvimento urbano, buscando a participação do Governo Federal com recursos. “Temos todos esses pedidos e da mesma forma vamos trabalhar as possibilidades de um maior aporte de recursos, dentro das nossas limitações financeiras. Mas nada ficará perdido. Todos os assuntos discutidos serão levados para a pauta em conjunto”, garantiu Kassab.

Fonte: FolhaMax
Foto: Google

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »