saneamento basico

Presidente da AESBE no Piauí afirma que saneamento nunca foi prioridade para os políticos

Durante palestra no evento “Sanear é viver: construindo uma política de saneamento básico para o Piauí”, realizado na manhã desta segunda-feira (13), no Metropolitan Hotel, Roberto Tavares, presidente da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), ressaltou que os investimentos em saneamento básico nunca foram prioridade no país. Segundo o especialista, o tema não gera interesse entre a classe política, tendo em vista que não rende visibilidade junto à sociedade.

“A falta de saneamento básico é um problema de nível nacional, que vem se perpetuando há várias décadas em virtude da falta de interesse da classe política com o tema. Além de inibir os investimentos do setor privado em diversas áreas, a falta de saneamento ainda gera grande impacto na saúde, já que acarreta a veiculação de várias doenças”, ressalta Roberto Tavares.

Para o prefeito de Teresina, Firmino Filho, a realização do evento foi uma forma de chamar atenção para os problemas de saneamento da capital, que atualmente possui apenas 17% de cobertura. “Acredito que a falta de políticas de saneamento básico em Teresina já é um problema crônico, que necessita da junção do Governo do Estado e demais órgãos responsáveis para que seja implantado um plano de ação que seja executado até o fim, independente de interesses políticos”, defende.

“No Piauí, somente 2,8% da população possui saneamento básico. São dados muito graves, que prejudicam não só a saúde da população, como também dificulta a realização de investimentos privados no âmbito da construção civil, implicando diretamente na redução do número de empregos diretos e indiretos. Ou seja, repercutindo negativamente no processo de desenvolvimento social e econômico do Estado”, explica Chico Lucas, um dos organizadores do evento.

O evento reuniu políticos, representantes da Prefeitura de Teresina, Governo do Estado, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outras instituições que atuam no Piauí.

 

Fonte: Capital Teresina

Últimas Notícias: