saneamento basico

Wellington discute retomada de obras de saneamento em Teresina

Governador se reuniu com o diretor do Instituto de Águas para tratar da conclusão da obra do sistema de águas e esgotos de Teresina.

Com o objetivo de discutir a retomada de obras importantes para o estado, o governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (4), com representantes da Construtora Sucesso e com o diretor-geral do Instituto de Águas do Piauí, Herbet Buenos Aires. A reunião se deu para tratar, especialmente, da conclusão da obra de troca da tubulação do sistema de águas e esgotos de Teresina, da qual a Sucesso é detentora do contrato. A construção estava parada e a empresa ficou de retomar o serviço a partir do mês de março.

De acordo com Wellington, a troca da tubulação envolve três convênios: com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades; com a Caixa Econômica, órgão responsável pela liberação do recurso, e com o Instituto de Águas e Agespisa, responsáveis pelo gerenciamento do serviço. “A intenção é que a tubulação antiga seja trocada por uma que esteja de acordo com os padrões exigidos, especialmente do ponto de vista do Ministério da Saúde. Com um prazo maior, teremos um sistema de água de Teresina dentro de um padrão que o Brasil considera adequado. A expectativa é entregar essa obra ainda em 2016”, informou o chefe do executivo estadual.

De acordo com Wellington, a troca da tubulação envolve três convênios.( Foto: Jorge Henrique Bastos)

Herbert Buenos Aires, diretor-geral do Instituto de Águas, explicou que a substituição da tubulação de cimento amianto, em Teresina, já contou com investimentos de R$ 18 milhões. “A parte da tubulação que já foi colocada nas ruas ainda está sem funcionalidade. A reunião que tivemos foi para que a Construtora Sucesso proceda com  a retomada da obra, a fim de que toda essa tubulação que já foi colocada passe a funcionar”, declarou Buenos Aires. O diretor-geral do Instituto das Águas admitiu que  a tubulação antiga ainda provoca muitos problemas diariamente na cidade, como o rompimento dos tubos por conta do tempo avançado que está em uso.

Retomada de obras

O governador declarou que, conforme anunciou em mensagem anual na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em 2016, o Governo tem metas ousadas. “Temos que fazer acontecer a aplicação de aproximadamente R$ 2 bilhões com a conclusão de cerca de 500 obras em todo o Piauí”, destacou Dias, acrescentando que o montante do recurso  para a retomada de obras é proveniente de convênios do Estado com prefeituras, com o Governo Federal ou de contratos de empréstimos.

Wellington informou que, durante a reunião, tratou ainda sobre o andamento de outras obras como a de conclusão do elevado da Avenida Miguel Rosa, que deve ser entregue em 2017; a do rodoanel, que o governador espera entregar ainda esse ano, e a da construção de uma nova ponte sobre o Rio Poti. “Ainda tratamos do alargamento das BRs 316 e 343, que pretendemos retomar em março e concluir num prazo de aproximadamente 12 meses”, pontuou Dias.

Fonte: Governo do Piauí
Foto: Jorge Henrique Bastos

Últimas Notícias: