Programa Desenvolve Uberaba
O município de Uberaba (MG), com mais de 350 mil habitantes, está prestes a implementar o Programa de Desenvolvimento Urbano e Recursos Hídricos – Desenvolve Uberaba, que tem como propósito impulsionar o progresso sustentável da cidade, com foco em segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana e preservação da biodiversidade.
Para viabilizar as intervenções, o CAF assinou um contrato, neste mês de abril, com a Prefeitura de Uberaba, no valor de US$ 72 milhões.
Entre as principais iniciativas previstas no programa está a implantação de um novo sistema de abastecimento de água, que inclui. Captação no Rio Grande, instalação de adutoras e construção de uma Estação de Tratamento de Água Potável (ETA). Além da implementação de equipamentos e melhorias adicionais para garantir a eficiência do sistema.
LEIA TAMBÉM: Melhorias no sistema de uma torre de resfriamento industrial
Ainda na área de saneamento, o Desenvolve Uberaba prevê a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O projeto contempla ainda a instalação de coletores e interceptores. Bem como a aquisição de equipamentos e execução de obras essenciais para o pleno funcionamento da unidade.
“Melhorar a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população, além de contribuir para a preservação ambiental e o crescimento sustentável, estão entre os principais objetivos das iniciativas financiadas pelo CAF”, afirma Estefanía Laterza, representante do banco no Brasil, ressaltando que essas metas estão alinhadas às do Programa Desenvolve Uberaba.
“Estamos assinando o maior programa de investimentos da história de Uberaba, com foco no futuro, sustentabilidade e qualidade de vida. A captação de água do Rio Grande é uma solução definitiva para o abastecimento da nossa cidade e um marco da responsabilidade com as próximas gerações. Esse é um passo ousado e necessário, que só foi possível graças à seriedade da nossa gestão e à parceria com o CAF, e o governo federal – garantidor do contrato”, disse Elisa Araújo, prefeita de Uberaba.
LEIA TAMBÉM: Noções básicas sobre tratamento de água industrial
Programa Desenvolve Uberaba
- Melhoria da qualidade da água: O novo sistema de abastecimento garantirá água potável de melhor qualidade, reduzindo doenças de veiculação hídrica e promovendo avanços na saúde pública.
- Acesso ao saneamento: A construção da ETE e a modernização dos sistemas de coleta e interceptação de esgoto vão assegurar o tratamento adequado dos efluentes, protegendo o meio ambiente e proporcionando mais qualidade de vida aos moradores.
- Revitalização de unidades de conservação: Renovação de três parques municipais e desenvolvimento do espaço físico da Unidade de Parques e Jardins.
Fonte: CAF.