Sumaré Investimento Saneamento Básico
A Prefeitura de Sumaré anunciou na última quarta-feira (5) um investimento de R$ 351 milhões. Na ampliação da infraestrutura de saneamento básico do município e na despoluição do Ribeirão Quilombo, do córrego Tijuco Preto e de outros cursos d’água.
As ações fazem parte do programa Nosso Quilombo Limpo, e o cronograma de obras prevê que, até 2030, a cidade terá 100% do esgoto tratado. O índice atual é 28%, e 5% da população ainda não dispõe de redes coletoras, o que pode prejudicar a saúde pública e o meio ambiente, segundo o Executivo.
O programa também contempla a implantação de macrodrenagem para mitigar enchentes em áreas suscetíveis, bem como a instalação de novas ETAs (Estações de Tratamento de Água), ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), redes coletoras e adutoras de água ao longo da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348).
De acordo com a prefeitura, os investimentos são fruto do reconhecimento da BRK Ambiental como concessionária responsável pelo saneamento da cidade, formalizado em uma audiência com o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente).
LEIA TAMBÉM: GOVERNO DE SP REGULAMENTA ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS E CRIA A SP ÁGUAS
A administração municipal afirma que, a partir de agora, o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) mantém relação institucional e colaborativa com a BRK.
“Esta iniciativa é um passo decisivo para transformar a cidade, que até agora enfrentava um impasse de oito anos devido à falta de reconhecimento da BRK como concessionária”, diz a prefeitura.
BRK Ambiental
Os investimentos serão feitos pela BRK e diluídos até 2030. Segundo a empresa, o valor previsto inclui a construção da ETE Tijuco Preto, que já está em andamento e contará com a tecnologia Nereda, apontada pela concessionária como “a mais moderna e eficiente para o tratamento de efluentes”.
LEIA TAMBÉM: JAGUARUANA TERÁ COMPLEXO DE ENERGIA SOLAR DE R$ 800 MILHÕES
Ainda de acordo com a BRK, a ETE deve entrar em operação no último trimestre de 2026. E vai beneficiar diretamente 93 mil moradores de 54 bairros do município.
A empresa informou que também vai construir outras duas estações de tratamento de esgoto. O que permitirá a universalização dos serviços de esgotamento sanitário de Sumaré.
Fonte: Liberal