saneamento basico

Reúso potável direto: síntese das descobertas

Relatório da WE&RF ajuda a conhecer e tomar decisões sobre o Reúso Potável Direto

A Water Environment & Reuse Foundation (WE&RF) publicou em dezembro de 2016 o relatório “Potable Reuse Research Compilation: Synthesis of Findings” que ajuda os interessados a conhecer mais sobre o Reúso Potável Direto (RPD).

A questão central

As comunidades e os tomadores de decisão procurando por mais informações sobre reúso potável precisam de uma fonte acessível para projetos de RPD de água. Operadoras e municípios interessados em implementar um projeto de RPD também precisam de informações práticas. Para fazer avanços e inovações significativos em pesquisa e tecnologia de RPD, o público requer um melhor entendimento do valor, necessidades e desafios associados com o uso do RPD para fornecer uma fonte de água potável segura e confiável.

Contexto e background

A WE&RF tem um portfólio de pesquisa de 34 projetos que investigam diferentes aspectos da viabilidade técnica de se implementar projetos de RPD. O relatório publicado em dezembro de 2016 sumariza e sintetiza questões e descobertas chaves dessa pesquisa, bem como os resultados de pesquisa complementar, para dar um entendimento claro do estado da arte e do estado da ciência em RPD e para identificar pontos desconhecidos que podem requerer pesquisa posterior.

Esse projeto síntese agrupou os vários tópicos técnicos da pesquisa de RPD em nove categorias e designou especialistas no campo para compor as peças do sumário, trazendo os projetos aplicáveis de uma forma coesiva.

George Tchobanaglous (conhecido por seu trabalho em reúso / reúso potável) é o Co-Principal Investigator que trabalhou com cada autor e organizou os capítulos de modo consistente. Esse é o clímax da pesquisa de reúso potável que a WE&RF vem conduzindo nos últimos seis anos.

Resultados e conclusões

Os tópicos tratados no relatório incluem: controle da fonte, trens de tratamento, parâmetros de medição e log de redução de patógenos, monitoramento de patógenos, compostos emergentes, pontos críticos de controle para monitorar sistemas RPD, operação e manutenção de plantas de RPD, treinamento e certificação de operadores, resiliência dos sistemas RPD e performance confiável e redundante do trem de tratamento.

Gestão e implicações políticas

O sumário apresentado no relatório será importante para os reguladores, já que são eles que determinam os critérios e regulamentos para o RPD e reúso potável indireto. Os tomadores de decisão poderão usá-lo como fundamento de base científica para respaldar os seus processos. Por exemplo, o painel de especialistas do California State Water Resources Control Board (SCWRB) tem usado esse documento síntese desde que era apenas um draft em 2016. O staff do SWRCB pretende usar o documento no desenvolvimento da regulamentação do RPD que está começando em 2017.

Acesse aqui o relatório Potable Reuse Research Compilation: Synthesis of Findings

Fonte: Water Environment & Reuse Foundation, adaptado por Portal Saneamento Básico – www.saneamentobasico.com.br

Últimas Notícias: