saneamento basico

Tecnologia com filtros transforma água de esgoto em água potável

No Dia Mundial da Água, o Jornal Nacional vai mostrar um exemplo de como ela pode ser reaproveitada para evitar a escassez. Uma tecnologia que já ajudou milhares de pessoas no Rio de Janeiro e que é pesquisada em São Paulo.

O nível dos reservatórios da Cantareira subiu de 14,5% para 14,6%. É uma alta pequena, é verdade, mas é um primeiro alívio depois de 11 dias consecutivos de queda, que levaram os reservatórios ao pior índice da história.

Em meio a discussões sobre o abastecimento, os especialistas alertam: não basta só se preocupar com onde vamos buscar água, mas também pensar no que vamos fazer com a água que já usamos.

Quando as cidades não cuidam direito da água que já usaram, ou seja, do esgoto, acontece o que estamos vivendo em São Paulo: os rios que cortam a cidade estão tão sujos, mas tão sujos que seguem poluindo os mananciais próximos, e a gente vai buscar água cada vez mais longe.

“Esse esgoto vai comprometer a capacidade de outras regiões em utilizarem a água. Ai você vai criando um processo de escassez induzido”, explica o professor José Carlos Mierzwa, professor da USP.

No laboratório de reuso de água da USP, os pesquisadores trabalham para melhorar e aumentar as formas de reutilizar a água. E uma espécie de plástico, a membrana, é uma das ferramentas mais poderosas. Os filtros feitos com ela são capazes até de transformar a água do Tietê em água potável.

“Essa tecnologia de membrana, ela é um processo físico no qual você consegue remover diversos tipos de contaminantes, não apenas aqueles que estão, que aparecem visualmente, você consegue ver, ou as bactérias, mas também contaminantes químicos, como moléculas orgânicas e até sais dissolvidos”, declara o professor José Carlos Mierzwa.

A tecnologia já foi utilizado na enchente em Xerém, no Rio de Janeiro, no começo do ano passado. Um filtro com membranas cortadas retirava a água suja de um córrego e distribuía água potável aos moradores. A máquina pode purificar seis mil litros por hora, e ser usada em inúmeras situações. “Para que se lave pátio, que se dê descarga, que se faça regagem de plantas e etc, automaticamente você vai conseguir diminuir a sua conta de água mensal”, afirma o empresário Ricardo Fittipaldi.

Fonte e Agradecimentos: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/03/tecnologia-com-filtros-transforma-agua-de-esgoto-em-agua-potavel.html

Últimas Notícias: