saneamento basico
TCE Suspende Concessão Esgoto

TCE vê problemas e suspende concessão do esgoto em Bauru/SP

TCE Suspende Concessão Esgoto

Por André Fleury Moraes

Primeiramente o Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) suspendeu na manhã da segunda-feira (20) o edital de concessão do sistema de esgotamento sanitário de Bauru (ETE Vargem Limpa) e a macrodrenagem da Nações Unidas, negociação que supera R$ 3,5 bilhões em 30 anos.

Contudo a decisão cita possíveis irregularidades que podem comprometer a lisura do procedimento licitatório – marcado para terça (21) antes da deliberação da Corte.

Em conclusão a decisão, que dá 10 dias para o governo se manifestar, atende a um pedido da companhia Aegea. Mas uma das três maiores empresas de saneamento básico do Brasil. Que foi ao TCE na semana passada para barrar a concorrência, conforme o JCNET divulgou em primeira mão.

A gigante do setor questionou no Tribunal de Contas a falta de transparência do governo com relação ao certame e disse que o edital “está maculado por vícios insanáveis, que afetam a legalidade de todo o documento”.

LEIA TAMBÉM: Resolução da ANA define regras especiais de uso da água em Sistemas Hídricos Locais

Segundo a Aegea, as condições da licitação prejudicam a competitividade e impactam “de forma negativa a busca pela proposta mais vantajosa e o interesse público envolvido, em especial o interesse dos usuários dos serviços públicos em questão”.

A empresa contestou também o critério adotado pela prefeitura no âmbito do procedimento licitatório.

TCE Suspende Concessão Esgoto

Pelo atual modelo, leva o contrato aquele que apresentar o menor preço somado à melhor técnica de execução contratual. O que tem sido questionado à luz do argumento de que a concessão do sistema de esgoto mira ao fim o tratamento dos afluentes. Independentemente da técnica a ser empregada no meio do caminho.

Então a Aegea também critica critérios de julgamento, exigências que considera desproporcionais. Problemas com relação à estrutura tarifária da concessão e outros pontos com os quais manifestou divergência.

LEIA TAMBÉM: Com incentivo, investimento no setor químico pode chegar a R$ 1 bi até 2026

Portanto no despacho, o conselheiro Antonio Roque Citadini diz que “os pontos questionados são importantes e entendo pela necessidade de apresentação de esclarecimentos pela administração municipal”.

Prefeitura

Em suma por meio de nota, a Prefeitura de Bauru informa que tomou conhecimento da decisão da paralisação do processo de licitação na segunda-feira (20) e encaminhará os esclarecimentos necessários ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), dentro  do prazo  estabelecido, para a devida continuidade do processo.

Fonte: Sampi.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »