saneamento basico

Gerenciamento de Resíduos Sólidos e a Aplicação da Logística Reversa no Segmento da Construção Civil

Resumo

A Construção Civil representa uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento e fomento econômico de um país. Porém, este é um dos setores que mais impacta e agride ao meio ambiente, isto, quer seja pela grande exploração de recursos naturais, pelas mudanças das paisagens ou mesmo pela produção de resíduos oriundos dos canteiros de obras. Este último aspecto, constituirá a problemática abordada ao longo deste estudo. Nessa perspectiva, o artigo ora exposto tem por objetivo geral investigar a aplicação da logística reversa no segmento da construção civil, com ênfase nas alternativas adotadas para a segregação, coleta e disposição destes materiais. No que tange a metodologia, o estudo em questão utilizou a abordagem descritiva, de cunho qualitativo, sendo esta uma pesquisa bibliográfica, a qual foi desenvolvida com base em livros, artigos, dentre outras publicações. Observou-se que as operações desempenhadas no âmbito da construção civil geram, predominantemente, o montante da parcela de resíduos sólidos urbanos encontrados nos centros urbanos. Constatou-se que a gestão de resíduos provenientes da construção civil torna-se uma ferramenta de suma relevância, haja vista estabelecer diretrizes para a disposição dos resíduos em locais apropriados, emergindo como um instrumento efetivo para minimizar os impactos sofridos pela natureza, podendo promover uma redução substancial no consumo de recursos naturais não renováveis; além de reduzir áreas destinadas a aterro, isto pela minoração da massa de resíduos para reuso e reciclagem; bem como auxilia a atenuar os índices de poluição; dentre outros benefícios.

Introdução

O exercício da responsabilidade pelos agentes envolvidos na geração, destinação, fiscalização e controle sobre os geradores e transportadores de resíduos, relaciona-se diretamente à capacidade e viabilidade no tocante a triagem de materiais, a qual é plenamente possível, desde que haja a devida classificação técnica, almejando a identificação e discriminação destes insumos, visando à reutilização dos agregados reciclados pelo setor da construção civil.

No contexto da responsabilidade ambiental, a preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente se intensificou durante o fim do século passado, no qual as políticas públicas ambientais estavam restritas ao campo da saúde com foco no controle de doenças.

Na década de 1980 foram estabelecidos pelos países desenvolvidos sistemas de Gerenciamento de Resíduos resultantes dos mais diversos ramos, em decorrência da preocupação com os riscos que determinados materiais poderiam causar ao homem e a natureza (CALDERONI, 2015).

Autores: João Paulo Cavalcante Matos e Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz de Alencar

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »